FATORES ANTECEDENTES NA ATITUDE DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO FRENTE AO PLÁGIO
Informações
Código: EPQ645
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 03 - Ética na Pesquisa e Produção do Conhecimento em Administração e Contabilidade
Autores
Patricia Brecht Innarelli, Otavio Prospero Sanchez, Alexandre Cappellozza, Alberto Luiz Albertin
Resumo
A crescente preocupação com a desonestidade acadêmica e seus possíveis impactos para asorganizações e sociedade tem requerido especial atenção. Diversos estudos indicam que atecnologia e, em especial, a Internet, pode ocasionar o aumento da desonestidade acadêmica e,em especial, da prática de plágio. Tipos de desonestidade acadêmica são listados pelaliteratura como sendo a fraude, o plágio, o auxílio externo e a fraude eletrônica. A existênciada intencionalidade do individuo é uma característica central nos estudos sobre plágio,caracterizado como sendo a consequência de uma decisão individual. Do ponto de vista daTheory of Planned Behavior - TPB (Teoria do Comportamento Planejado) de Ajzen (1991), aação do indivíduo é orientada por crenças (comportamentais, normativas e de controle) queinfluenciam sua atitude em relação a algo, que por sua vez leva à racionalização da intençãoque influenciará o comportamento do indivíduo. Essa abordagem teórica é particularmenteadequada para a análise do tema. Este trabalho objetivou identificar os fatores antecedentesque influenciam a atitude em relação ao plágio dentre estudantes brasileiros do ensinosuperior. Por meio de um sistemático mapeamento da literatura sobre o tema que contou coma dedicação de uma equipe de 8 doutorandos, 3 mestrandos e 2 pós-doutorandos por trêsmeses, esta pesquisa identificou mais de 300 artigos associados direta ou indiretamente aotema que, sistematicamente avaliados por 5 sub-grupos, convergiram em uma lista 74 artigosconsiderados fundamentais. Destes, foi gerado um modelo de análise que define comopreditores da Atitude Positiva em relação ao Plágio os seguintes construtos: PosicionamentoMoral, Normas sociais e Aspectos situacionais. Para análise do modelo, utilizou-se umapesquisa do tipo survey quando, nesta fase de pré-teste, foram distribuídos aproximadamente120 questionários, no período de 04 a 08 de Abril de 2011, com alunos de diferentes períodosdo curso de Administração, modalidade presencial, de uma Universidade particular. A taxa deretorno dos questionários foi de 52%, totalizando 54 questionários após a etapa inicial devalidação. Para análise utilizou-se a modelagem por equações estruturais com algoritmoPartial Least Squares (PLS), técnica adequada para um número reduzido de observações equando não se pode assumir parâmetros para a distribuição. Concluiu-se que a Expectativa deValor assim como características pessoais como o Relativismo estão altamente associadas àsua Atitude Positiva frente ao plágio. Novas possibilidades de pesquisa e potenciais ações degestores podem se abrir a partir deste pré-teste.
Abrir PDF