Por uma (Reflexão) Ética da Autoria Acadêmica
Informações
Código: EPQ244
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 03 - Ética na Pesquisa e Produção do Conhecimento em Administração e Contabilidade
Autores
Socorro Cláudia Tavares de Sousa, Francisco José da Costa, Henrique César Muzzio de Paiva Barroso
Resumo
Dentre as discussões que perpassam a atividade científica no Brasil, uma das que maismobilizam a comunidade acadêmica é a questão da autoria. Isto se dá principalmente porque osistema nacional de avaliação e financiamento da pesquisa e da pós-graduação confere àprodução autoral um peso de importância diferenciado. Considerando a importância dessetópico, o presente trabalho tem como objetivo apresentar elementos para um debate sobre aética das práticas de autoria, discutindo sobre problemas que são vivenciados por grande partede pesquisadores em seu dia a dia, mas que ainda parece impor algumas resistências ao seudebate aberto. Para realizarmos tal objetivo, seguimos o seguinte percurso: apresentamos amecânica da produção acadêmica no Brasil, indicando rapidamente as forças institucionaisque demarcam o espaço e a dinâmica da produção de artigos; debatemos dois problemascentrais da autoria no Brasil, que são: a lógica de “colocar o nome” e o plágio; propomosargumentos para a constituição de uma crítica e de uma autocrítica sobre a autoria; e, ao final,apresentamos as principais conclusões a que chegamos e reforçamos as posiçõesdesenvolvidas ao longo do texto. Este objetivo é buscado a partir de uma pesquisabibliográfica, comum aos ensaios. As reflexões empreendidas neste trabalho partem deautores como Bertero, Caldas e Wood Jr (2005) e Romancini (2007) que já se debruçaramsobre a produção acadêmica no Brasil e os problemas oriundos do lema “publique ou pereça”;como Bourdieu (2007) que discute as forças que constituem o campo científico; comoVázques (2005) que nos fornece uma base para empreendermos reflexões sobre os aspectoséticos de autoria; dentre outros. Elaboramos uma definição preliminar de autoria a fim depossibilitar a discussão sobre as práticas equivocadas de autoria que são vivenciadas nocontexto acadêmico brasileiro. Nossa definição ancora-se no pressuposto de que a autoria deum trabalho pressupõe necessariamente a produção de texto e a inclusão de conteúdoconsiderado significativo para o trabalho. Uma das principais contribuições deste ensaiorepousa na crítica e na autocrítica empreendida ao sistema de produção acadêmica, buscandoa reflexão dos agentes sociais envolvidos em direção à construção de uma moral aperfeiçoadade autoria. Destacamos os aspectos institucionais que podem gerar alienação dospesquisadores na medida em que o sistema se reifica perante os agentes do campo,naturalizando compreensões de autoria equivocadas, bem como apontamos asresponsabilidades dos agentes pelas ações realizadas que favorecem a reprodução de práticasde autorias irreais.
Abrir PDF