Conduta Ética dos Pesquisadores em Contabilidade: diferenças entre a crença e a práxis segundo a visão foucaultiana
Informações
Código: EPQ158
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 03 - Ética na Pesquisa e Produção do Conhecimento em Administração e Contabilidade
Autores
Maria Thereza Pompa Antunes, Octavio Ribeiro de Mendonça Neto, José Carlos Tiomatisu Oyadomari, Rodrigo Takashi Okimura
Resumo
Este estudo abordou a questão da ética na pesquisa científica em contabilidade. Teve comoobjetivo principal conhecer como os acadêmicos do campo das ciências contábeis percebemos aspectos éticos da pesquisa nas seguintes dimensões: a) processo de pesquisa; b) orientaçãode alunos e c) relação com os seus pares e disseminação do conhecimento. Como objetivosespecíficos teve-se 1) identificar as questões éticas que envolvem a pesquisa científicasegundo a crença dos respondentes em nível de importância e 2) identificar a prática (práxis)do pesquisador em relação à essas questões. A análise conjunta dos resultados obtidospermitiu avaliar as divergências entre a crença e a prática fundamentada na visão de Foucault(1986). Essa visão preconiza que o comportamento ético do indivíduo recai muito mais nasformas de subjetivação e nas práticas do ser do que na observância de um código de ética.Nesse contexto, dado um código de ações, há diferentes maneiras de se conduzir moralmentepara o indivíduo que procura atuar como sujeito moral de sua ação, transformando-se em umsujeito da ética (Foucault, 1986, p.29). A principal contribuição deste estudo é a de seconhecer e elencar o conjunto de valores que balizam a condução da pesquisa emcontabilidade, nas dimensões mencionadas, por aqueles que a desenvolvem e, também, de seconhecer como esses praticam esses valores numa relação consigo mesmo, contribuindo,assim, para a reflexão sobre a importância dos valores morais do indivíduo. O estudo é denatureza exploratória e descritiva, quanto ao seu objetivo; e do tipo levantamento (survey)quanto aos seus procedimentos; e quantitativo em relação à abordagem do problema (Beuren,2008). A população foi composta pelos 218 professores dos 18 Programas de Pós-Graduaçãoem Ciências Contábeis do Brasil. Os dados foram coletados por meio de um questionárioestruturado dividido em três partes. Na primeira parte procurou-se caracterizar o respondente;na segunda buscou-se identificar as questões éticas que envolvem a pesquisa científicasegundo a crença dos respondentes em nível de importância, nas três dimensões jámencionadas, atendendo ao objetivo específico 1; na terceira parte buscou-se identificar aprática do pesquisador em relação às mesmas questões, segundo as três dimensõesmencionadas, atendendo ao objetivo específico 2. Os dados foram tratados por meioestatística descritiva e de testes não paramétricos. Os resultados dessas análises revelaramque, a excessão de 2, todas as demais questões éticas foram consideradas importantes,segundo a percepção dos respondentes, representando uma crença consensual. Todavia, aanálise pareada das diferenças de respostas entre a importância de um aspecto ético e a suaprática, mostrou que nem sempre a crença revelada está de acordo com a prática adotada.Esses resultados sugerem que alguns valores que são considerados importantes, não sãopraticados na mesma intensidade; enquanto que outros valores considerados como de extremaimportância, são intensamente praticados. Logo, não se pode ignorar as diferenças existentes,o que está alinhado com as idéias de Foucault sobre a moral.
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