EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Análise Qualitativa Comparativa (QCA) Usando Conjuntos Fuzzy - Uma Abordagem Inovadora Para Estudos Organizacionais no Brasil


Informações

Código: EPQ2699
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 02 - Estratégias e Métodos de Pesquisa Quantitativos e Qualitativos

Autores

Osorio Carvalho Dias

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar a Análise Qualitativa Comparativa (QCA)(Qualitative Comparative Analysis) utilizando Conjuntos fuzzy como uma abordageminovadora para a pesquisa em estudos organizacionais no Brasil. Buscando demonstrar estepressuposto e a disseminação desta abordagem em âmbito internacional, foram realizadasduas pesquisas bibliométricas para quantificar, em todas as edições on-line consultadas, onúmero de artigos que referenciam ou utilizam QCA e/ou fuzzy set. A primeira pesquisa foirealizada em oitenta dos principais periódicos de pesquisa qualitativa do mundo e a segundaem sete dos principais periódicos de estudos organizacionais do Brasil. O referencial teóricoadotado foi o de estudos comparativos e o da teoria fuzzy. A pesquisa realizada tambémbuscou apresentar a QCA utilizando fuzzy set como um continuum entre as abordagensqualitativa e quantitativa, o que pode reduzir a discussão em torno da dicotomia entre estasduas correntes epistemológicas. O uso de Conjuntos fuzzy, em um contexto de QCA, mostraserelevante, pois serve para tratar o problema da adequação de números em pesquisasqualitativas. Primariamente, números dão precisão a declarações sobre frequências,quantidades ou tipicidade de um fenômeno particular. Ou seja, o uso de números torna-se umaestratégia válida e legítima para pesquisadores qualitativos quando forem usados como umcomplemento para o processo de orientação geral da pesquisa. As pesquisas foram realizadaspor meio dos mecanismos de busca dos respectivos sites, procurando pelas expressõesdefinidas em palavras-chave e/ou no abstract dos artigos. Foram encontradas 2.056referências a fuzzy set e 4.210 referências a QCA nos oitenta periódicos internacionaisconsultados. Também foi realizada uma avaliação das áreas de conhecimento a que taisestudos pertenciam, revelando uma predominância de estudos em ciências médicas, educação,sociologia e estudos organizacionais, mas passando também por estudos antropológicos e atémesmo psicológicos. No caso dos periódicos nacionais, não foi encontrada nenhuma mençãoaos conceitos combinados para constituir uma única abordagem de pesquisa. Conclui-se, alémda evidente demonstração de pouco uso no Brasil, que fuzzy set, em um contexto de QCA,pode ser utilizado para realizar pesquisas organizacionais, fazendo uma ponte entre o métodode pesquisa qualitativo e o método quantitativo e evitando a propalada dicotomia entre asduas abordagens, que tanta discussão tem gerado entre pesquisadores de diversas basesontológicas. A abordagem, assim, permite que seja ampliado o ferramental utilizado emestudos organizacionais, conciliando elementos da abordagem positivista e dainterpretativista, sem comprometer o aspecto epistemológico da pesquisa.

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