EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Duas Senhoras, uma Decisão: Pesquisa sem Ação ou Pesquisa-Ação na Área de Administração?


Informações

Código: EPQ2213
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 02 - Estratégias e Métodos de Pesquisa Quantitativos e Qualitativos

Autores

Sueli Menelau, Patrick Michel Finazzi Santos, Breno Giovanni Adaid Castro

Resumo

As pesquisas científicas voltadas às contribuições dos avanços da área de Administração nãosão recentes. Entretanto, pesquisa qualitativa de princípios metodológicos de naturezaargumentativa, com interações entre pesquisador e pesquisado e que abarquem relações,interdependências e interações dos diversos sujeitos nas ações sociais das quais participam,ainda não predominam nesta área. Assim, este texto posiciona-se no sentido de contribuir parao avanço da discussão sobre a utilização de um de seus métodos, a pesquisa-ação, analisandocomo este tipo de pesquisa tem sido aplicado nos estudos da área de Administração no Brasil.Fixou-se como objetivo analisar como a pesquisa-ação tem sido aplicada nos estudos da áreade Administração no Brasil. O artigo inicia oferecendo ao leitor um mapa conceitual dereferência sobre a PA. Em sequência, mostram-se, sumariamente, os principais estudos sobrePA (no mundo e no Brasil) e realiza-se uma breve discussão sobre a aplicabilidade do métodona área de Administração. Então, apresenta-se um recorte da pesquisa-ação nos estudosbrasileiros em Administração, escrutinando trabalhos de 44 periódicos nacionais deAdministração e 38 Encontros ou Simpósios da Anpad, entre os anos de 2000 a 2010. Nestesidentificaram-se 22 artigos em periódicos e quatro em eventos da Anpad, que referenciavampesquisa-ação, porém, apenas 21 artigos compuseram o estrato final de artigos examinados.Procurou-se identificar se os pesquisadores brasileiros desta área utilizam-na nos termos dasproposições fundamentadas em Thiollent (2003), Barbier (2007) e McKay e Marshall (2007).Nesse ponto, não se avaliou, simplesmente, a presença ou ausência da descrição de umadeterminada etapa. O que permeou a análise foi sopesar como os autores articularam econstruíram, em conjunto com os sujeitos interessados, as experiências e os conhecimentosinfluenciadores do progresso científico e da alteração da realidade daqueles indivíduos.Analisaram-se objetivos, procedimentos, nível de engajamento de ousiders e consequênciasdo Ciclo Acadêmico e do Ciclo da Ação, tanto para a ciência quanto para a realidade sobintervenção (aqui, organizações e um estado federativo brasileiro). Os resultados da pesquisaindicam que, no geral, os autores não distinguem apropriadamente as duas intenções dométodo, salvo poucas exceções. Especula-se, então, sobre a utilização da pesquisa-ação nocampo de estudo da Administração no Brasil Conclui-se que o conceito de pesquisa-ação éreconhecido e internalizado pelos autores, mas, os relatos de sua aplicação ainda sãodeficientes. Por fim, argumenta-se que pesquisa e ação na área de Administração podem edevem caminhar juntas e propõem-se algumas sugestões de pesquisas.

Abrir PDF