EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Construcionismo Social e Análise do Discurso: Uma Possibilidade Teórico-Metodológica


Informações

Código: EPQ380
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 02 - Estratégias e Métodos de Pesquisa Quantitativos e Qualitativos

Autores

Adriana Ventola Marra, Valéria da Glória Pereira Brito

Resumo

Este artigo faz uma revisão teórica com o objetivo de discutir a importância da Análisedo Discurso para as pesquisas em administração à luz da perspectiva do ConstrucionismoSocial. O Construcionismo foca o conhecimento no centro dos processos de interação social,enfatizando o que acontece entre as pessoas e como se dá a construção de sentidos nessesprocessos. A análise das práticas discursivas considera a linguagem empregada pelos sujeitosna construção dos sentidos da realidade. Mais do que acirrar o debate sobre a primazia daabordagem qualitativa sobre a quantitativa ou vice-versa, a intenção neste artigo recai sobre acontribuição que “outros olhares” possam trazer para a pesquisa em administração. Nesteaspecto, ao discutir a possibilidade de adoção do construcionismo social aliado à análise dediscurso, não pretendemos excluir ou desqualificar outras abordagens e posicionamentosepistemológicos e ontológicos. A nossa defesa apresenta uma contribuição para a pesquisa naárea por acreditamos que a adoção dessas bases epistemológicas possa dar suporte aodesenvolvimento de pesquisas que preocupam-se com o agir humano e em auxiliar nacompreensão das práticas e políticas em gestão de pessoas. Para cumprir o objetivo proposto,esse artigo resgata a origem do Construcionismo Social e seus principais fundamentosepistemológicos, destacando também algumas críticas recentes. Posteriormente, aborda aAnálise do Discurso, enquanto postura do pesquisador e não apenas uma técnica de análise dedados, a partir de considerações sobre Bakthin, Fairclough e o Interacionismo Sociodiscursivo(ISD). Pode-se dizer que Bakhtin fornece conceitos fundamentais para as formulações deFairclough, tais como gênero do discurso e dialogismo. A aproximação entre os autorescomeça pela própria concepção de discurso, entendido como prática social que articuladiferentes elementos sociais: ação e interação; relações sociais; pessoas e suas histórias,valores e crenças; mundo material; e a própria linguagem. O sujeito desse discurso é vistocomo coletivo pois mesmo nas narrativas individuais, pode-se entrever um discurso socialmais amplo, bem como uma narrativa coletiva situada em uma dada realidade sócio-histórica.Assim, defende-se que a apreensão dos sentidos atribuídos a realidade passa pelainterpretação contextualizada dos enunciados dos sujeitos, levando-se em consideração osfundamentos da abordagem socioconstrucionista e os elementos da análise crítica do discurso,tais como: a seleção lexical, os temas, as personagens, as informações, os silenciamentos, ossignificados da ação, os significados representacionais e os significados identificacionais.

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