Distintas Concepções de Validade em Pesquisas Qualitativas
Informações
Código: EPQ114
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 02 - Estratégias e Métodos de Pesquisa Quantitativos e Qualitativos
Autores
Leila Giandoni Ollaik, Henrique Ziller
Resumo
Este ensaio tem como objetivo expor distintas concepções existentes sobre o conceito devalidade e discutir validade no âmbito de pesquisas qualitativas. Verifica-se que originalmentea concepção de validade teve natureza positivista, tendo sido adaptada ao longo do tempo eapresentando especificidades para pesquisas qualitativas. O pesquisador qualitativo deveavaliar de maneira cautelosa a escolha de métodos de validação, para manter a coerência entrea epistemologia adotada e a concepção de validade utilizada. O quadro teórico de referênciatrata da discussão das distintas concepções de validade e das várias formas de aferi-las. Asconcepções e formas de aferição apresentadas foram fruto de ampla pesquisa sobre métodosqualitativos, incluindo análise de artigos sobre validade publicados em cinco periódicosinternacionais especializados em pesquisas qualitativas, quais sejam: Qualitative ResearchJournal; The Qualitative Report; Quality & Quantity – International Journal ofMethodology; International Journal of Qualitative Methods; e Qualitative Inquiry. Buscou-seidentificar artigos, nos últimos dez anos, que contivessem o termo “validade” no título. Foramutilizados, dentre esses, os textos que trataram da questão da validade em pesquisasqualitativas, ainda que de forma mais abrangente. A metodologia utilizada foi de análisecomparativa. Foi possível perceber que as concepções de validade podem ser agrupadas emtrês grandes blocos: concepções relacionadas à fase da formulação da pesquisa (validadeprévia); concepções relacionadas à fase de desenvolvimento da pesquisa (validade interna) econcepções relacionadas à fase de resultados da pesquisa (validade externa). O agrupamentoteve como ponto de partida uma classificação de Brinberg (1982) que, a partir de suaconcepção básica, traz três momentos distintos para aferição da validade em pesquisasqualitativas, que são a formulação, o desenvolvimento e o resultado. A partir daí, foramadicionadas as distintas concepções e os vários elementos que surgiram a partir daquilo quefoi pesquisado pelos autores deste ensaio. Os principais resultados são que é possível notar apresença de autores tanto quantitativos quanto qualitativos em cada uma das fases, deformulação, desenvolvimento e resultados; embora os enfoques sejam diferenciados. Asconcepções de validade mais próximas às origens positivistas se preocupam mais comvalidade na formulação e nos resultados; enquanto as concepções de validade maisinterpretativistas dão maior ênfase ao desenvolvimento da pesquisa, sem deixar de ladopreocupações também com formulação e resultados. As conclusões são que um pesquisadorqualitativo pode e deve se preocupar com validade nas três fases da pesquisa: formulação,desenvolvimento e resultados. A forma que esta preocupação irá assumir irá variar depesquisador para pesquisador, conforme suas orientações filosóficas, epistemológicas ecientíficas. O mais fundamental é manter coerência ao longo de toda a pesquisa. A validadeem pesquisas qualitativas parece, assim, ser mais ampla e pormenorizada; embora menosmensurável quantitativamente.
Abrir PDF