EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Barreiras ao Pensamento e Conhecimento Científico: Um Debate sobre os Ídolos do Intelecto de Francis Bacon e os Obstáculos Epistemológicos de Gaston Bachelard


Informações

Código: EPQ790
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 01 - Epistemologia e Administração

Autores

Fátima Regina Ney Matos, Diego de Queiroz Machado, Leonardo Victor de Sá Pinheiro

Resumo

O nascimento das ciências é fruto da busca do homem por razão e ordem no mundo que ocerca. Para a geração de ciência como conhecimento, as características de um métodocientífico devem levar em conta determinados pressupostos que fundamentam a ciência comotal. Ademais, apesar dos debates e manifestações divergentes entre filósofos da ciência, anatureza e evolução do conhecimento científico ainda é alvo de diversas discussões.Reconhecer e entender profundamente o desenvolvimento e evolução do progresso científicotorna-se, dessa forma, condição para compreender a evolução da própria humanidade epossibilitar a escolha de caminhos que fomentem e estimulem a geração perene de novosconhecimentos. Neste campo de estudo, mesmo separados por três séculos, Francis Bacon eGaston Bachelard destacam-se pela valorização de tal problemática e contribuições advindasde sua abordagem. Sendo marcado por uma trajetória de conflitos e contradições, FrancisBacon é considerado um dos primeiros filósofos modernos a apresentar importantescontribuições para o desenvolvimento da ciência, especialmente, mediante a identificação eexposição de diversos bloqueios à mente humana, chamados pelo autor de ídolos do intelecto.Em complemento, realizando uma análise epistemológica e psicológica dos obstáculos àformação do conhecimento científico, Gaston Bachelard é conhecido como um dos principaisautores que criticam os perigos da má utilização de analogias e metáforas na formação daciência e no ensino desta, introduzindo a noção de obstáculo epistemológico como maneira deexplorar as principais categorias que interferem no progresso da ciência. Dessa forma, esteensaio tem como objetivo analisar as barreiras à evolução do pensamento e conhecimentocientífico, mediante reunião, em um único diálogo, dos ídolos do intelecto humanoidentificados por Bacon e dos obstáculos epistemológicos apontados por Bachelard. Espera-secom tal apreciação auxiliar a profusão de alternativas que fomentem o desenvolvimento dopensamento e conhecimento científico, em especial, no âmbito das ciências administrativas,que apenas despertaram para o primeiro século de sua história. No caso específico dasciências administrativas, essa reflexão traz como contribuições: o desarraigamento daspráticas e idéias de senso comum, disseminadas no ambiente organizacional através deliteraturas de negócios não-científicas; o incentivo à incorporação de outros desenhos deinvestigação, advindos das demais disciplinas científicas, como forma de auxiliar a superaçãodos obstáculos inerentes aos métodos de pesquisa utilizados na área; a discussão sobre apresença de tais obstáculos no âmbito institucional e sua influência no processo deaprendizagem organizacional. De fato, este ensaio constitui-se de um marco inicial quecumpre o seu papel na abertura de novas possibilidades de pesquisa e discussão. Assim,espera-se que diante dos entraves e limites expostos, o conhecimento da ciência possa entrarem vias favoráveis, operando no homem e na sociedade as transformações às quais os novosespíritos científicos aspiram.

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