Valores Organizacionais: Expressão do Ideal ou Percepção do Real?
Informações
Código: EOR2317
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 09 - Indivíduos, Grupos e Comportamento em Organizações
Autores
Douglas Murilo Siqueira, Almir Martins Vieira
Resumo
O presente estudo tem por objetivo identificar os valores organizacionais de uma empresa doramo de prestação de serviços de manutenção, ao investigar como ocorre a transmissão destesvalores, e se os mesmos estão alinhados com uma percepção ideal de valor. Como referencialteórico, as contribuições de Deal e Kennedy (2000) e Schein (1985) serviram de base para sediscorrer a respeito do tema da cultura organizacional. Em relação ao tema dos valoresorganizacionais, escopo principal deste artigo, adotou-se o trabalho de Tamayo e Gondim(1996), denominado Escala de Valores Organizacionais, além das proposições de Schwartz(2005). Enquanto proposta metodológica, foi adotada uma abordagem quantitativa, conduzidapor estudo de caso único, de acordo com o trabalho desenvolvido por Yin (2006). Paraobtenção dos dados, foi desenvolvido um questionário estruturado no trabalho de Tamayo eGondim (2006). O questionário sofreu adaptações de acordo com o contexto da organização,mantidos seus elementos essenciais. A análise dos dados foi feita por meio de análise fatorial,utilizando o coeficiente alpha de Cronbach. Os fatores adotados para a investigação foramEficiência/Eficácia, Gestão, Inovação, Interação no Trabalho e Respeito ao Servidor, deacordo com as respostas apresentadas pela gestão executiva da empresa (seu fundador), peloresponsável pelas equipes (líder) e pelos funcionários das unidades organizacionais. Procurousetambém evidenciar a possível distância, em termos de valores organizacionais, entre o queé proclamado pela empresa (ideal) e o que é percebido pelos participantes da organização(real). As conclusões apontaram para a existência de valores com pouca intensidade. Os maisintensos são direcionados para eficiência e eficácia e para laços de relacionamento, ambosoriginários da formação profissional e pessoal do fundador. Os resultados também mostrarambaixa capacidade de transmissão dos valores organizacionais e um alto desalinhamento dosvalores percebidos como reais em relação ao que se considera ideal. Detectou-se também queexistem incongruências entre os valores organizacionais percebidos pelos colaboradores eaqueles defendidos pela cúpula da organização. Em conclusão, o trabalho demonstrou, apesarda investigação ter assumido formato de estudo de caso único, que a legitimação de valoresorganizacionais atrela-se à necessidade de se conhecer e se respeitar as diferentes visões demundo dentro do ambiente organizacional. Neste sentido, a gestão da cultura organizacional ede seus valores pode ser importante elemento estratégico para a relação entre a organização eo ambiente de que faz parte, com o qual mantém constante interação.
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