EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Curso Superior, corpo docente e qualidade da formação: o papel do engajamento mútuo


Informações

Código: EOR1628
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 09 - Indivíduos, Grupos e Comportamento em Organizações

Autores

Alexandre Mendes Nicolini, Sergio de Souza Xavier, Ana Beatriz Nascimento Ayres

Resumo

O presente artigo tem por objetivo ampliar a compreensão acerca da existência decomunidade de prática. O estudo concentra-se em uma de suas dimensões, o engajamentomútuo, discutindo suas formas e categorias. Na primeira parte do estudo, pesquisaram-seautores que vêm trabalhando com a temática de comunidades de prática no Brasil e noexterior, construindo-se a pesquisa bibliográfica, por meio da busca por palavras-chave,pertinentes ao tema, nas bases de dados. Na segunda parte, foram feitas entrevistas semiestruturadascom o corpo docente do curso superior na área de ciências sociais, em umauniversidade privada no Estado do Rio de Janeiro. Este curso foi escolhido, pelo fato de tersido bem avaliado pelo MEC (Ministério da Educação), no que tange à infra-estrutura corpodocente e organização didática – pedagógica, além da boa nota doENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). O grupo pesquisado foi compostopor treze professores, além do coordenador, cujo percurso foi à existência de uma comunidadede prática e sua motivação, a percepção pessoal a respeito deste grupo e, por fim na terceiraetapa, quais artefatos e elementos são importantes para identificação do mesmo.Ao analisar a amostra, constatou-se que o corpo docente age de acordo com os preceitosde comunidade de prática, sendo os participantes engajados e ativos na troca de informações,no relato de experiências e na partilha de preocupações sobre práticas docentes, ratificando sero engajamento mútuo um fator preponderante para sua continuidade como grupo social.Salienta-se que a reciprocidade, competência e continuidade são elementos observados nestegrupo. Neste sentido conclui-se ao analisar os dados coletados, que a riqueza de experimentara prática e de construí-la em conjunto são fatores primordiais para a existência destacomunidade. Observa-se também que um dos fatores mais comuns no que se refere aoengajamento mútuo dos professores nesta comunidade é a vontade de se desenvolver comodocente, direcionando a comunidade no sentido de troca de experiências sobre práticas deensino.Assim, as formas e categorias de engajamento registradas são identificadas comoelementos primordiais que contribuem para a produção do conhecimento e para seucompartilhamento, agregando valor às estratégias organizacionais, buscando umdesenvolvimento contínuo e a disseminação do conhecimento entre todos os agentesenvolvidos.

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