EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Investigando a Influência dos Valores Organizacionais na Percepção de Suporte Organizacional a partir da Concepção dos Colaboradores do Setor Bancário


Informações

Código: EOR1180
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 09 - Indivíduos, Grupos e Comportamento em Organizações

Autores

Taís de Andrade, Vania de Fátima Barros Estivalete

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em compreender a influência dos valores organizacionaissobre a percepção de suporte organizacional, sob a perspectiva dos colaboradores do setorbancário público e privado. Para o alcance deste objetivo, partiu-se de duas perspectivasteóricas. A primeira refere-se à abordagem defendida por Oliveira e Tamayo (2004) de que osvalores organizacionais influenciam o comportamento dos indivíduos e orientam a vida daorganização, atuando como elementos integradores compartilhados por seus membros. Asegunda está associada ao suporte organizacional, relacionado às crenças globaisdesenvolvidas pelo colaborador sobre a extensão em que a organização valoriza as suascontribuições e cuida do seu bem-estar, conforme a abordagem de Eisenberger et al. (1986).Visando atingir o objetivo do estudo, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo do tiposurvey, para o levantamento e análise dos resultados. Participaram da etapa quantitativa 332colaboradores do setor bancário, aos quais foram aplicados um questionário elaborado a partirdo modelo Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO) de Oliveira e Tamayo(2004) e Escala de Percepção de Suporte Organizacional (EPSO)originalmente desenvolvidapor Eisenberger et al. (1986) e adaptada e validada no contexto brasileiro por Siqueira (1995).Os dados obtidos foram analisados com o apoio do software SPSS para a realização dos testesestatísticos. Os principais resultados encontrados expõem que os valores organizacionaisprioritários das instituições bancárias, segundo a percepção dos colaboradores, foram oDomínio e o Prestígio, enquanto os valores Bem-estar, Autonomia e Realização ocuparamlugares inferiores na hierarquia. Em relação ao suporte organizacional este apresentou nívelmoderado de incidência. Ainda, a análise de regressão múltipla revelou que os valoresorganizacionais exercem influência na percepção do suporte organizacional. O modelo deregressão indicou que a variável dependente Suporte Organizacional foi explicada em 70,2%pelos fatores Autonomia e Realização, Domínio e Bem-estar, Assim, identificou-se que osvalores organizacionais exercem influência sobre a percepção de suporte social no trabalho,corroborando os pressupostos teóricos defendidos por Goodwin, Costa e Adonu (2004) eGiles (2003). Do ponto de vista de sua aplicação, o presente estudo identificou como asprioridades da organização estão sendo percebias pelos indivíduos, fornecendo valiosasinformações que podem contribuir para o planejamento de ações voltadas para odesenvolvimento, o bem-estar e a satisfação dos colaboradores do setor bancário. Nessesentido, diante de um cenário caracterizado pela competitividade e transformações contínuas,onde as situações estressantes fazem parte do dia-a-dia do trabalho bancário, esse diagnósticooferece um pertinente ponto de partida aos dirigentes e gestores destas organizações em buscade novas formas de gestão.

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