Múltiplos Vínculos com o Trabalho e suas Relações com o Desempenho: um Estudo entre Professores do Ensino Superior no Brasil
Informações
Código: EOR563
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 09 - Indivíduos, Grupos e Comportamento em Organizações
Autores
Diva Ester Okazaki Rowe, Ana Paula Moreno Pinho
Resumo
Estudar como os múltiplos vínculos no trabalho influenciam o desempenho do trabalhador é oprincipal desafio teórico e empírico para este domínio de pesquisa hoje em dia. (COHEN,2003). Nesse contexto, o presente trabalho toma como foco a relação dos vínculos com otrabalho – organização e carreira - de professores do ensino superior com o seu desempenho.Mais precisamente, este trabalho objetiva analisar as influências dos vínculos com a carreira(entrincheiramento e comprometimento) e do vínculo com a instituição empregadora(comprometimento organizacional) -, no desempenho de professores do ensino superior,considerando os seus níveis de esforço instrucional e a sua produtividade acadêmica, noensino superior brasileiro. A escolha do professor de ensino superior como categoria paraanálise das relações entre comprometimento e desempenho se deve ao crescimento do númerodestes profissionais no Brasil, à importância do seu papel social e, sobretudo, a estreitarelação entre a qualidade do seu desempenho e os resultados do processo educativo. Apresente pesquisa é de natureza extensiva e de corte transversal. Através de uma coleta on linepara abranger todo o território nacional, foi aplicado um questionário contendo um conjuntode escalas previamente validadas para o contexto brasileiro e com indicadores defidedignidade elevados. Especificamente, a mensuração do entrincheiramento na carreira foirealizada com a escala proposta e validada por Carson et al. (1995) e para a mensuração docomprometimento com a carreira se adotou a escala proposta e validada por Carson e Bedeian(1994), cada uma com 12 itens e três dimensões. Para o estudo do comprometimentoorganizacional, foi utilizada a escala proposta e validada por Medeiros (2003), que é formadapor 28 itens e sete dimensões. Nesta pesquisa foram utilizados dois indicadores dedesempenho do professor: seu esforço instrucional, escala adaptada de Lopes et al. (2001),que é uma medida subjetiva, e também foi utilizada uma medida objetiva, que consiste noquantitativo de produção acadêmica, adaptado de Oliveira (1998). Obteve-se uma amostra de635 professores de 22 Estados e do Distrito Federal, de IES públicas e privadas. Os dadosforam submetidos a análises descritivas e multivariadas. Após a análise exploratória(avaliação da normalidade, outliers, análise de linearidade e análise de multicolinearidade),foi realizada a análise da qualidade da mensuração das escalas (dimensionalidade,confiabilidade e validade das medidas). Finalmente, para identificar os impactos dos vínculoscom o trabalho no desempenho foi utilizado o método de estimação por mínimos quadradosparciais (partial least squares - PLS). Nos modelos testados, o entrincheiramento na carreira eo comprometimento organizacional instrumental influenciam negativamente a produçãoacadêmica dos professores e o comprometimento com a carreira influencia positivamente oesforço instrucional. Conclui-se então, que na amostra de professores do ensino superior desteestudo, os vínculos com o trabalho influenciam seus desempenhos.
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