EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


CONSULTIVA: O ALICERCE DA EXPERIÊNCIA CONSULTIVA DE TI


Informações

Código: EOR336
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 09 - Indivíduos, Grupos e Comportamento em Organizações

Autores

Silvia Griselda Andueza, Sandra Regina da Rocha-Pinto

Resumo

O presente trabalho apresenta uma descrição da essência da experiência consultiva à luzda percepção de consultores que prestam serviços de Tecnologia da Informação (TI), combase nas categorias que emergiram de uma pesquisa fenomenográfica realizada no Rio deJaneiro no período de novembro de 2009 a dezembro de 2009 e dos principais temaspropostos para descrever o fenômeno em questão. Para atingir tal objetivo, realizou-se aanálise dos depoimentos de quinze consultores de TI, coletados por meio de entrevistas semiestruturadase em profundidade. O estudo foi amparado por referencial teórico relacionadocom Orientação de Carreira Profissional (SCHEIN, 1971, 1974; DELONG, 1982; CREPEAUet al., 1992; O´BRYAN e PICK, 1995; FOURNIER, 1999), Motivação (MASLOW, 1943;MCCLELLAND, 1961, 1971; STEERS et al., 2004; GELLERMAN, 1976; HERZBERG,1987; BERGAMINI, 1990, 1998, 2008), Comprometimento e Identidade Social (DELONG,1982; MEYER e ALLEN, 1991; MEYER et al., 1993; MEYER e HERSCOVITCH, 2001;VAN DICK, 2001; SCHEIBLE e BASTOS, 2006; BLAU, 1985; CANÇADO et al., 2007;THATCHER et al., 2003; ASHFORTH e MAEL, 1989). A análise em profundidade dosdepoimentos permitiu identificar as principais categorias relacionadas com o assunto e que,agrupadas em temas principais, foram usadas para descrever a essência da experiênciaconsultiva de acordo com a percepção dos profissionais que participaram das entrevistas. ASignificação da Área de Atuação, consubstanciada com base em Visão da Área de Atuação eSignificado da Terceirização de Serviços de TI, aponta o significado usual atribuído à TI pelasorganizações e a percepção que o consultor tem quanto à sua atuação. A Conformação daCompetência Consultiva - entendida a partir de Percepção do Ambiente de Atuação,Experiência Consultiva e Habilidades Consultivas -, indica os diversos aspectos relacionadoscom a capacitação do consultor para executar as atividades de prestação de serviços deconsultoria. A Valoração do Serviço, derivada de Foco no Atendimento do Cliente, mantémrelação direta com a aderência da solução concebida a necessidades, premissas e restriçõesapresentadas pelo cliente para a definição do serviço. A Predisposição Consultiva,fundamentada por Motivação e Comprometimento, propicia o engajamento do consultor nosprojetos. O resultado da análise sugere que a essência da atividade consultiva mantém relaçãodireta com a vivência individual e as características técnicas e comportamentais inerentes aoconsultor de TI e, dentre os aspectos comportamentais, motivação e comprometimento afetame condicionam o comportamento do profissional. A relevância do trabalho está atrelada aofoco nas percepções dos profissionais que atuam na área de consultoria quanto a essaatividade e na sinalização da influência que suas competências técnicas e comportamentaissobre os serviços prestados ao cliente. A natureza qualitativa do estudo realizado não permitea generalização dos resultados obtidos e, assim, oferece diversas possibilidades de pesquisasadicionais. Os desdobramentos podem ser qualitativos e quantitativos, com o intuito obtersubsídios que possibilitem a generalização das conclusões do presente trabalho.

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