Franqueando Culturas no Franchising: Um Modelo de Duas Organizações
Informações
Código: EOR2158
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 12 - Simbolismos, Culturas e Identidades em Organizações
Autores
Getúlio Alves de Souza Matos, Fernanda da Vitória Lebarcky
Resumo
O presente artigo discute a diferenciação na compreensão da cultura organizacional nomodelo de franchising. Compreendendo cultura organizacional como um conjunto desímbolos que comunicam os valores e crenças dessa organização a seus empregados (OUCHI,1986), o objetivo do trabalho foi contrapor os significados do negócio e da gestão parafranqueador e para as unidades franqueadas. Para a consecução de tal objetivo, foi realizadoum estudo de caso com uma empresa franqueadora de escolas de idiomas e setenta e duasunidades de franquias pertencentes a esta rede. A coleta de dados na pesquisa foi inicialmenterealizada por meio de um levantamento de informações institucionais disponibilizadas viaweb, a fim de que elementos da comunicação formal e os símbolos produzidos pudessemorientar a coleta de dados com o franqueador e, posteriormente com os franqueados. Emseguida, foi realizada uma entrevista com o Diretor de Franquias do grupo, a fim de captar aspercepções de valores que configuram a cultura organizacional dentro desse grupoempresarial, sob o ponto de vista do franqueador. A terceira etapa da coleta de dados foi aaplicação de um questionário a proprietários de franquias da rede, para verificar suaspercepções em relação aos elementos levantados anteriormente. Foram buscados, nessasetapas, os aspectos da cultura organizacional projetados nos franqueados, desde o momentoda inserção no grupo e que os mantém nesta condição de parceiros. Ao investigar osimbolismo de elementos da cultura sob diferentes pontos de vista, retoma-se a discussão dahomogeneidade/heterogeneidade da cultura, que assume forma teórica sob as concepções deCultura Organizacional (CO) e de Cultura nas Organizações (CNO). A análise das respostasfornecidas pelo questionário, em complementaridade com a análise da entrevista edocumental, reforça um pressuposto do campo de estudo sobre simbolismo organizacional, deque as instâncias formalizadas e objetivas não abrangem toda a complexidade da organização.Em um modelo de negócios rigidamente normatizado, como o franchising, em que osaspectos operacionais, administrativos e estratégicos são altamente padronizados, aabordagem simbólica da gestão permitiu descortinar elementos aparentes do negócio ecompreender como a gestão é de fato experimentada nas franquias. O presente trabalhopermitiu a identificação de duas culturas, e, consequentemente, duas organizações distintas nomesmo grupo empresarial: uma delas identificada pelo modelo proposto pelo franqueador eaceito como verdadeiro pelos franqueados, e a outra, a cultura da organização que évivenciada corriqueiramente pelos proprietários de franquias.
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