Imersão Social e Institucional e Capacidades Competitivas: Uma Análise do Setor Calçadista de Nova Serrana
Informações
Código: EOR2765
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 11 - Redes e Relacionamentos Intra e Interorganizacionais
Autores
Geraldo Magela Rodrigues de Vasconcelos, Janete Lara de Oliveira
Resumo
Este trabalho investigou a influência dos relacionamentos de negócios de firmas dosetor calçadista na aquisição de capacidades competitivas. Os relacionamentos analisados sãode natureza econômica, clientes e fornecedores, e não econômica, instituições locais e atorespertencentes a outros setores de atividade. Para a análise dos relacionamentos foi utilizada aabordagem da imersão social, que entende os relacionamentos de negócios como localizadosnum contexto social. Nessa abordagem utilizou-se a perspectiva imersão relacional, que serefere aos efeitos diretos da relação entre atores sobre a ação econômica. Isso significa que astrocas econômicas com clientes e fornecedores não levam em consideração apenas osaspectos relacionados às condições de mercado, principalmente preço, tal como preconiza asteorias clássica e neoclássica, mas também o histórico do relacionamento entre os atores, asolução de problemas, o comprometimento na relação e a confiança entre os parceiros detroca. Com relação aos relacionamentos não econômicos, examinou-se a influência daparticipação em instituições setoriais – imersão institucional – sobre as capacidades dasfirmas, bem como sobre o grau de imersão com clientes e fornecedores. Além disso, analisousea influência das ligações dos fabricantes de calçados com outros atores, de outros setores,tanto sobre as capacidades competitivas quanto sobre a participação em instituições. A coletade dados envolveu pesquisa survey realizada com 78 firmas associadas ao sindicato daindústria calçadista local. Após análise fatorial dos dados e condução dos testes necessáriospara validação do modelo de pesquisa desenvolvido, utilizou-se de modelagem de equaçõesestruturais para avaliar a influência dos diversos relacionamentos na aquisição decapacidades. Os principais resultados da pesquisa indicam que os relacionamentos das firmascom fornecedores são os que têm maior relevância para a aquisição de capacidades. Osresultados indicam, ainda, que a participação das firmas, por meio dos seus proprietáriosgerentes,em associações setoriais, propicia também a aquisição de capacidades que, de outramaneira, não estariam disponíveis no mercado. Já os relacionamentos com clientes e comatores não componentes do setor pesquisado não apresentaram associação com a aquisição decapacidades. A principal conclusão deste trabalho é que parece ser importante que as firmasanalisem os relacionamentos estabelecidos com os diversos atores econômicos e nãoeconômicos, identificando aqueles que podem ser mais relevantes por propiciar a aquisição decapacidades. Dessa forma, as firmas podem desenvolver relacionamentos tanto imersos comode mercado, dependendo dos seus objetivos e da importância dos recursos e capacidades quepodem ser adquiridos via relacionamentos.
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