Da Aprendizagem Individual à Aprendizagem Interorganizacional em Redes Horizontais: Proposição de um Framework de Análise
Informações
Código: EOR2541
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 11 - Redes e Relacionamentos Intra e Interorganizacionais
Autores
Vania de Fátima Barros Estivalete, Eugenio Avila Pedrozo
Resumo
O foco deste estudo está na busca de um entendimento sobre como ocorrem os processos deaprendizagem individual, organizacional e interorganizacional em duas redes horizontais doelo do varejo do agronegócio pertencentes ao segmento supermercadista. Assim, os objetivosdeste trabalho consistem em: (i) propor um framework de análise do processo deaprendizagem entre organizações que estabelecem relacionamentos interorganizacionaishorizontais, articulando a aprendizagem nos níveis individual, organizacional einterorganizacional e aplicá-lo em redes e; (ii) estabelecer relações entre os construtos e ascategorias que compõem o framework. A presente pesquisa caracteriza-se por ser de naturezaqualitativa e exploratória e o método adotado é o do estudo de casos múltiplos. A coleta dosdados ocorreu através de questionários, entrevistas, análise documental e histórias deaprendizagem. A presente pesquisa permitiu estabelecer um paralelo entre as abordagensteóricas e as evidências reveladas através dos resultados encontrados. Com a sua realização,emergiram alguns pontos relevantes relacionados ao processo de aprendizagem entreorganizações que estabelecem relacionamentos horizontais em rede, dentre os quais podemser destacados: (a) o fortalecimento das relações de confiança pode contribuir para asustentabilidade dos relacionamentos, na medida em que os mesmos evoluem, facilitando odesenvolvimento de ações coletivas e o processo de aprendizagem entre as empresasparceiras; (b) a presença de um coordenador externo às redes e da utilização de umametodologia adequada possibilita uma maior interação entre as pessoas, criando um climapropício ao diálogo e a troca de experiências e conhecimentos, facilitando o processo deaprendizagem entre as empresas; (c) o papel exercido pela coordenação, que atua comocatalisadora e propulsora de novas idéias e de novas ações, tem incentivado a criatividade e ainovação entre os membros das redes, servindo também como indutora de maiores níveis deinteração entre os atores envolvidos; (d) a utilização de uma metodologia como auxílio nacondução do processo evolutivo dos relacionamentos facilitam a circulação de conhecimentostácito e explícito, e também influencia, positivamente, o processo de aprendizagem entre asempresas parceiras; e (e) para que ocorra um avanço no processo de aprendizagem, em nívelinterorganizacional, os resultados da presente pesquisa sinalizaram a importância de:comportamentos estratégicos voltados à colaboração (LARSSON et al., 1998); aprendizadoatravés do método interativo (LANE; LUBATKIN, 1998); e atribuição de uma maiorvalorização aos elementos de aprendizagem da dimensão comportamental-social,principalmente ao elemento-chave da confiança nos relacionamentos.
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