Redes de Relacionamentos Interorganizacionais
Informações
Código: EOR1179
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 11 - Redes e Relacionamentos Intra e Interorganizacionais
Autores
Fabiane Cortez Verdu, Maurício Reinert Nascimento
Resumo
Este estudo tem como objetivo principal caracterizar as redes de relacionamentosinterorganizacionais das empresas exportadoras da cidade de Maringá (PR). Este trabalho utilizaa perspectiva das redes sociais para discutir os relacionamentos em redes, são discutidosconceitos tais como centralidade (WASSERMAN; FAUST, 1999), laços fortes e fracos(GRANOVETTER, 1983), imersão social (GRANOVETTER, 1985), laços imersos e laçosamplos (ou de mercado) (UZZI, 1997). Esta pesquisa é descritiva-quantitativa, ex post factum,seccional (transversal). O nível de análise é o organizacional; a unidade de análise é aorganização. A população é composta de 47 empresas exportadoras da cidade de Maringá (PR).Foram aplicados questionários em 31 empresas exportadoras, ou seja, em 66% da população. Osdados coletados foram analisados por meio de estatística paramétrica univariada (ANOVA –GLM Univariado) e análise de redes (cálculos de centralidade). Quanto aos relacionamentos comorganizações (empresas e cooperativas), as empresas exportadoras concentram seusrelacionamentos na cadeia de valor, a qual inclui fornecedores e compradores. Estesrelacionamentos tendem a ser imersos e frequentes, nos quais cada empresa representa somenteum papel em relação à outra. Quanto aos relacionamentos com instituições regionais, as empresasexportadoras tendem a se relacionar mais com cinco instituições: Instituto Mercosul,Despachante Aduaneiro, Banco do Brasil, trading e alfândega ou aduana. Ao eliminar da análiseas instituições embaixada/consulado, despachante aduaneiro e trading porque elas nãorepresentam uma única organização, as instituições que se destacam são: Instituto Mercosul,Banco do Brasil e alfândega ou aduana. A importância do Instituto Mercosul para as empresasexportadoras da cidade de Maringá (PR) foi confirmada à medida que esta pesquisa sedesenvolvia. Esta é a única instituição voltada ao comércio exterior sediada nesta cidade. Entre as31 empresas exportadoras estudadas, 23 afirmaram manter relacionamento com o Instituto. Oscálculos de centralidade efetuados confirmam a importância aparente do Instituto Mercosulrevelada por meio dos sociogramas. Um assunto merece ser destacado: a coopetição, ou seja, aexistência de cooperação e competição entre empresas concorrentes. Apesar de somente 4empresas exportadoras terem citado seus concorrentes como organizações com as quais mantêmcontato mais frequente, há indícios da existência de coopetição nestes relacionamentos. Oitoempresas exportadoras citaram associações setoriais e empresas formadas por concorrentes comoinstituições com as quais mantêm contato mais frequente, ou seja, estas empresas mantêm contatocom concorrentes por meio de instituições, portanto há indícios da existência de coopetiçãonestes relacionamentos.
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