EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Relacionamentos Interorganizacionais Horizontais e Formação de Valor em Redes de Agronegócios: o Caso de uma Rede de Floriculturas


Informações

Código: EOR735
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 11 - Redes e Relacionamentos Intra e Interorganizacionais

Autores

Heron Sergio Moreira Begnis, Rejane Maria Alievi, Silvio Cezar Arend

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o processo de formação de valor nos relacionamentosinterorganizacionais horizontais (em rede) no agronegócio de flores e plantas ornamentais emSanta Cruz do Sul - RS. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e de caráterexploratório onde o método investigativo empregado foi o estudo de caso, constituído pelaRede Aflor. A coleta dos dados operou-se por meio de entrevistas com o principal gestor decada uma das organizações que formam essa rede. Para investigar sobre as condições daformação das parcerias na rede e as percepções mais amplas de seu funcionamento, foirealizada uma entrevista orientada por um questionário semi-estruturado. A análise do casosustenta-se em um modelo teórico que apresenta o processo de formação de valor através dorelacionamento entre organizações como sendo composto ou caracterizado pela presença eatuação de elementos de valor transacional e elementos de valor relacional. Os primeirosassociados a atributos de caráter objetivo e os segundos com um maior nível de subjetividadee complexidade sendo que cooperação, confiança, compensação, comunicação,compartilhamento e comprometimento, figuram como elementos básicos da formação devalor relacional. Os resultados da pesquisa revelam a existência de um forte componente deconcorrência entre as organizações participantes. Mesmo assim, percebe-se um bomrelacionamento entre as organizações, o que tem possibilitado o desenvolvimento de algumasações de cooperação. As empresas participantes da Rede Aflor avaliam o valor recebido dosseus fornecedores em relação ‘a noção de valor que pretendem criar e transferir para os seusclientes. As principais diferenças estão relacionadas com o preço, a marca e os serviços depós-vendas. Em termos gerais, é possível destacar a presença da confiança e do desempenhodo produto como os mais relevantes, tanto quando observados os relacionamentos comempresas que se posicionam fora da Rede como entre as organizações parceiras que formam aRede Aflor. Nos relacionamentos estabelecidos exclusivamente com organizações fora daRede são os elementos de valor transacional que predominam, embora elementos de valorrelacional figurem entre os mais significativos. Nesses relacionamentos também a confiançaaparece como um elemento relevante. Verificou-se a necessidade de maior fortalecimento ecomprometimento nas relações de cooperação entre as empresas da Rede Aflor. A indicação éde que sejam intensificadas as ações conjuntas entre os membros da rede e melhorar acomunicação entre as organizações possa colaborar no sentido de incrementar o processo deformação de valor e de melhorar o desempenho conjunto destas.

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