O Desenvolvimento das Escolas Superiores de Administração: os saberes administrativos brasileiros no contexto de hegemonia estadunidense
Informações
Código: EOR464
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 10 - História e Memória em Organizações
Autores
Amon Narciso de Barros
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir alguns elementos históricos que estiverampresentes durante a formação e consolidação da área de administração e que influenciaram suaconfiguração. Além disso, nos chamava a atenção o fato dos professores e pesquisadores queatuam na área de administração serem amplamente tachados de consumidores e reprodutoresde conhecimentos produzidos alhures. A área é relativamente recente, haja visto que oprimeiro curso superior em administração reconhecido pelo governo data apenas de 1952 eque os primeiros cursos de pós-graduação stricto sensu surgiram na década de 1970.Buscamos nos aproveitar desta característica para identificar especificidades que pudessemcontribuir com a compreensão do momento atual da academia de administração brasileira.Visamos abordar o tema escolhido sob um ângulo específico, retomando elementos quepossam ter influenciado o estado atual das coisas no campo de saber administrativo.Buscamos remontar ao passado visando elementos que permitissem a melhor compreensão dopresente. Nesse sentido, este trabalho visou analisar o desenvolvimento da área sob umaperspectiva histórica (LAWRENCE, 1984), contribuindo de forma indireta para aaproximação entre os estudos organizacionais e a história (cf. CLARK; ROWLINSON, 2004;COSTA; BARROS; MARTINS, 2010). Assim, para atender aos objetivos propostosdescrevemos os primeiros desenvolvimentos relacionados aos saberes administrativos eapontamos algumas peculiaridades no estabelecimento das escolas brasileiras, bem como suarelação com as mudanças decorrentes da modernização do Estado especialmente após ainstauração do Governo de Getúlio Vargas em 1930. Ressaltamos, assim, que asespecificidades do contexto social, econômico e político influenciaram a consolidação doensino superior em administração do Brasil. Tais cursos se desenvolveram, num contexto decrescente hegemonia estadunidense, que se exercia principalmente por meio de mecanismosde cooperação como aqueles relacionados a Aliança Para o Progresso e aos convênios com aUnited States Agency for International Development e outros institutos e fundações. Nãopodemos ignorar a importância dos diferentes programas de ajuda estadunidenses para oestabelecimento das primeiras escolas de administração e na legitimação de determinadosdiscursos que defendiam o desenvolvimentismo baseado no modelo de administração advindodos Estados Unidos. Claro que outros elementos também contribuem com a conformação docenário no qual os saberes administrativos circulam, mas a hegemonia estadunidense éextremamente relevante, inclusive no campo dos ambientes nos quais os saberesadministrativos circulam. Assim, o presente trabalho contribui com a academia brasileira, namedida em que tenta desvelar algumas peculiaridades de seu desenvolvimento, as quaiscausam impactos sobre suas configurações contemporâneas. Afirmamos que os pesquisadoresque apontam a hegemonia estadunidense na área de administração devem, assim, tomar talconclusão como ponto de partida para futuras indagações.
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