EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


O Papel da Mentoria na Longevidade de Empresas Familiares: O caso "Ferreira Costa"


Informações

Código: EOR2889
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 08 - Organizações Familiares

Autores

Simone Savi Ferreira da Costa, Sônia Maria Rodrigues Calado Dias

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar as relações de mentoria ocorridasem Ferreira Costa, uma empresa familiar centenária de Pernambuco. Buscou-se identificar asprincipais características e valores da família e da empresa, uma vez que as empresasfamiliares costumam carregar crenças e valores da família proprietária. Procurou-secompreender como foi utilizada a mentoria como processo de transmissão de valores entregerações e avaliar os elementos que possibilitam o processo de mentoria, particularmente emempresas familiares. A longevidade da empresa, fundada em 1884 e cada vez mais pujante(do segmento de varejo, uma das maiores contribuintes de ICMS do Estado de Pernambuco),justifica a escolha do caso, dado que apenas 30% das empresas familiares no Brasil para asegunda geração e não mais que 10 % chegam à terceira. O quadro teórico está centrado natemática Mentoria, uma relação de desenvolvimento, freqüentemente entre um jovem adulto eum mais velho e mais experiente, que ajuda o jovem a se tornar competente e bem-sucedidoao longo da vida. Esta característica apresenta-se de maneira particularmente forte emempresas familiares, como é o caso em foco. De acordo com o modelo mais tradicional(Kram, 1985), a mentoria é exercida em duas dimensões: as funções de carreira e as funçõespsicossociais. As primeiras constituem aspectos da relação que aprimoram os laços deaprendizagem e preparam para o progresso na organização. Já as segundas enfatizam o sensode competência, a identidade, a auto-estima e a efetividade nos papéis profissionais. Apesquisa foi qualitativa, “descritiva” e utilizou o método da história oral, cuja base é odepoimento gravado, para capturar as trajetórias da família e da empresa. Foram realizadasentrevistas semi-estruturadas, apoiadas em um roteiro flexível, de modo a dar aosentrevistados plena liberdade de expressão. Estes foram os membros da família ocupantes doscargos da mais alta direção, capazes de perceber e explicitar os valores e as crençasnorteadores da família e da organização: o Sr. Cyro Ferreira da Costa, presidente da empresadesde 1947 e seus dois filhos, Guilherme Ferreira da Costa e André Ferreira da Costa, ambosdiretores da empresa desde 1979 e 1981, respectivamente. Para fazer sentido dos dados, foiutilizada a análise de enunciação, uma linha da análise de conteúdo. Os resultados mostramque as relações de mentoria estiveram sempre presentes e, além de influenciar a vidaprofissional, também tiveram forte impacto na vida pessoal dos entrevistados. Dentre asfunções psicossociais destacam-se modelo, aceitação-e-confirmação, aconselhamento eamizade. Dentre as de carreira, patrocínio e tarefas desafiadoras ficaram claramentedemonstrados. Muito embora os entrevistados não possuíssem a exata dimensão do conceitode mentoria, fica evidente que ela sempre foi praticada, na família e na empresa, e que trouxeresultados positivos nas diversas dimensões das vidas dos entrevistados. Estes sentem-sebeneficiados e fazem questão de reproduzir tais comportamentos com os mais jovens.

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