EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DE MULHERES EMPRESÁRIAS: ESTUDO BASEADO NA TIPOLOGIA DE MILES E SNOW


Informações

Código: EOR3104
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 07 - Gênero e Diversidade

Autores

Ivana Carneiro Almeida, Almiralva Ferraz Gomes

Resumo

O objetivo desse trabalho é conhecer o comportamento estratégico de mulheres empresárias.A escolha de uma amostra feminina deve-se, essencialmente, ao fato de que a inserção damulher no sistema produtivo constitui um dado privilegiado para analisar as transformaçõesque vêm ocorrendo com o feminino na modernidade. Além disso, o tema empreendedorismofeminino emerge como um assunto pouco estudado e carente de pesquisas não só teóricascomo principalmente empíricas. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo quantitativo dotipo survey, sendo que quanto aos fins ela é descritiva. O universo de pesquisa foi compostopor setenta e cinco pequenas empresas de propriedade e gestão feminina da cidade de Lavras.Para identificar as formas estratégicas, baseou-se na taxonomia de tipos estratégicos de Milese Snow (1978). A adoção desse modelo justifica-se pelo fato de que ele permite analisar asestratégias competitivas no momento em que são pesquisadas. Assim, a realização destapesquisa foi motivada por identificar, a partir das tipologias propostas por Miles e Snow(1978), o comportamento estratégico de empresárias/gestoras de empresas, por meio de umaanálise descritiva. A partir de comparações estatísticas entre variáveis que traduzem aestratégia competitiva, conclui-se que há ocorrência dos quatro tipos estratégicos propostospor Miles e Snow, isto é, estratégias defensiva, analítica, prospectora e reativa. No entanto, ocomportamento estratégico analítico se destacou na maioria das empresas pesquisadas, sendoseguido pelo prospectora. Diante deste fato, o comportamento estratégico analítico adotadopela grande maioria das empresas em estudo é, em muitos aspectos, uma posiçãointermediária entre as estratégias defensiva e prospectiva. Isto é, as organizações analíticasoperam em dois tipos de domínio de produto-mercado, um relativamente estável, e o outromutável. Em suas áreas estáveis, essas organizações operam rotineira e eficientemente pormeio do uso de estruturas e processos formalizados. Em suas áreas mais turbulentas, asgestoras observam seus concorrentes em busca de novas ideias, adotando rapidamente aquelasque parecem ser as mais promissoras. Por fim, este estudo demonstrou a possibilidade deaplicação do modelo de Miles e Snow (1978) na investigação das escolhas estratégicasadotadas por pequenas empresas com gestão feminina em diversos ramos de atividade.

Abrir PDF