EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


O Papel do Gênero Feminino na Estratégia Como Prática Social


Informações

Código: EOR1727
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 07 - Gênero e Diversidade

Autores

Taciana Rita Silva, Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar como o gênero feminino participa na estratégia comoprática social. A abordagem teórica estratégia como prática ou strategy-as-practice (S-as-P)considera a estratégia como uma prática social (REGNÉR, 2008), apresentando uma novaforma de compreender como a estratégia é realizada. Esta perspectiva destaca as atividadespráticas e os praticantes que compõem a estratégia organizacional, bem como suas interações(JARZABKOWSKI, 2005; WHITTINGTON, 2006). Os elementos práticas, práxis epraticantes compõem a strategizing (WHITTINGTON, 2006) ou o “fazer da estratégia”, aqual explica como a estratégia é realizada pelos atores organizacionais e suas interaçõessociais. Os atores organizacionais passam a ser o foco central das pesquisas em estratégia.Balogun et al., (2003); Johnson et al., (2003); Jarzabkowski e Spee (2009) destacam aimportância da participação dos atores organizacionais na construção da estratégia comoprática. Se os atores influenciam na construção da prática estratégica, passa-se a considerar anecessidade de se estudar as questões de gênero dos atores. Alguns estudos sobre o gênerofeminino, como o de Helgesen (1990), explicam as diferenças entre os sexos e atribui àmaioria das mulheres características comportamentais que estimulam a participação dosatores organizacionais no alcance dos resultados, sendo esta participação evidenciada comoimportante na estratégia como prática da organização (CALÁS e SMIRCICH, 1998CORRIGALL e KONRAD, 2006). Foram elaboradas duas questões de pesquisa: Como ogênero feminino participa na estratégia como prática social? E, Como está caracterizado opraticante do gênero feminino que participa na estratégia como prática social? Para responderestas questões adotou-se a metodologia qualitativa, por meio de um estudo de caso único. Aseleção do caso foi intecional, tendo como critério principal que a organização possuisse nocargo de comando uma mulher; conduzindo a uma produtora de conteúdo (produtora dedesenhos animados para TV). As técnicas de coleta de dados foram entrevistas, análisedocumenal e observação direta, favorecendo a triangulação dos dados. Para análise dos dadosfoi utilizada a técnica de exame do padrão de comportamento (PÉREZ-AGUIAR, 1999) eanálise narrativa (LABOV, 1977). Verificou-se que o gênero feminino participa na estratégiacomo prática social por disponibilizar informações necessárias e por dar abertura àparticipação dos empregados contribuindo para o melhor desenvolvimento das atividadesestratégicas. Além disso, assume o papel de tranquilizar e passar confiança aos colaboradores,permitindo que estes tenham um melhor desempenho; bem como favorecendo e estimulandoao diretor para uma tomada de decisão mais assertiva. Espera-se que os resultados empíricos eas sugestões aqui apresentadas sirvam de estímulo para outras pesquisas e possam contribuirpara ampliar a visão de acadêmicos, pesquisadores e empresários na compreensão daimportância do papel do gênero feminino na prática estratégica das organizações.

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