EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Sociedade do Espetáculo E A Administração: Uma Nota Crítica Sobre Guy Debord


Informações

Código: EOR1281
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 06 - Estudos Críticos e Práticas Transformadoras em Organizações

Autores

Alexandre de Pádua Carrieri, Pablo Alexandre Gobira de Souza Ricardo

Resumo

O presente trabalho procura analisar a teoria crítica de Guy Debord na Administração. Esteartigo é necessário por notarmos o crescimento da área. Acreditamos que a incorporação denovos autores e teorias é contribui para área gerando novas formas de leitura dos objetos.Com isso, reavaliam-se as leituras existentes no intuito de gerar uma permanente autocríticada área. Nesse movimento, descobrimos que muitos trabalhos sobre autores ou temasincorporados na Administração se baseiam na recepção empreendida anteriormente em outrasáreas. Muitas vezes, essa recepção tenderá a um ou outro caminho de leitura que não sedesenvolve em um terreno estável. Por esse motivo, propomos um estudo do teórico francêsGuy Debord e sua teoria crítica. O teórico se contrapõe a forma de organização socialexistente na segunda metade do século XX chamada por ele de sociedade do espetáculo. Essaseria uma sociedade em que a separação generalizada é onipresente. A escolha de GuyDebord se deve ao alcance de sua teoria, estando ela presente no pensamento de diversosoutros intelectuais hoje (HARDT, NEGRI, 2001; AGAMBEN, 2002; 2007c; VIRNO, 2003;PERNIOLA, 2009). Guy Debord possui diversos caminhos de leitura já realizados em váriasáreas, dentre elas Comunicação, Literatura, Cinema, Filosofia, Ciências Políticas entre outras.Porém, não encontramos muitas leituras estáveis sobre o autor seja no Brasil ou pelo mundo.Este artigo pretende descobrir como é a recepção da teoria crítica do espetáculo na área deAdministração e como os trabalhos realizam essa recepção. Para isso, buscamos artigos emrevistas e eventos nacionais que apresentam alguma discussão sobre o autor e sua teoria. Combase no material encontrado, realizamos a análise de seu conteúdo avaliando a estabilidadedas leituras conforme nosso entendimento da obra de Guy Debord e sua recepção (JAPPE,1999; AQUINO, 2005; 2006; KURZ, 1999; AGAMBEN, 2002; 2007c). Concluímos que osartigos encontrados mantêm um caminho de leitura instável. A perspectiva dominante nostrabalhos é o enfoque na crítica da sociedade do espetáculo como uma crítica da sociedademidiática. Portanto, o caminho seguido pelos textos analisados é constituído como umentendimento parcial da crítica de Guy Debord. Por fim, apresentaremos algumaspossibilidades de discussões a partir do pensamento do autor, sugerindo temas que relacionama Administração e a arte, a cultura, a linguagem, o movimento social e a teoria crítica.

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