Possibilidades e Limitações da Teoria da Ação Comunicativa numa Empresa de Estrutura Familiar - Um Estudo de Caso
Informações
Código: EOR2235
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 06 - Estudos Críticos e Práticas Transformadoras em Organizações
Autores
Luciene Lopes Baptista
Resumo
Neste artigo buscou-se investigar as possibilidades e limitações da proposta deemancipação humana de Habermas no ambiente de uma empresa familiar, um sistema socialformalmente organizado, que representa um dos elementos fundamentais do mundo dosistema, onde prevalece à racionalidade instrumental, como fonte de criação de açõesestratégicas. Representa ainda, o núcleo onde emergem as contradições inerentes ao sistemacapitalista de produção, principal responsável pela imperfeição do atual projeto demodernidade. Analisando a operacionalidade da teoria da ação comunicativa, buscandoidentificar quais as possibilidades e limitações que decorrem das relações e interações sociaisneste tipo de estrutura, para o exercício da ação comunicativa entre seus integrantes. ParaHabermas este processo marca a separação entre o mundo da vida e o mundo do sistema. Ouseja, as sociedades modernas convivem com um desequilíbrio entre a ênfase da razãoinstrumental (o fazer, o inventar, o produzir), sob a razão comunicativa precária ( o convívio,o nível de comunicação e dos processos de libertação do ser humano). (STEIN, 1997). Naótica de Habermas o que ocorreu foi uma espécie de colonização do mundo da vida pelomundo do sistema, onde o mundo das relações entre os homens foi colonizado pelo mundodas relações de poder e do dinheiro, impedindo o desenvolvimento da autonomia humana. Opresente artigo explorou o referencial teórico de Habermas, partindo dos seguintes eixos deanálise: O papel do conhecimento, em particular o conhecimento técnico-científico; ainstância político cultural e as questões relativas à razão e a comunicação. O enfoqueanalítico privilegiou os seguintes temas para composição do entendimento das bases teóricasde Habermas: o conceito de emancipação humana, a concepção comunicativa do direito e dademocracia; a teoria da evolução social; e a teoria da ação comunicativa. Explorou ainda otema empresa familiar, buscando a partir do referencial teórico, conceituar e caracterizar suaestrutura, a sua dinâmica de operação e o seu modelo de gestão. Tratou-se de uma pesquisaqualitativa, exploratória, que utilizou como estratégia metodológica, o estudo de caso. Comoinstrumento de coleta de dados, privilegiou-se a técnica de entrevistas semi-estruturas e comometodologia de análise de dados, análise de conteúdo. Os resultados da pesquisademonstraram que a operacionalidade de uma razão comunicativa capaz de alterar as relaçõese interações no interior da empresa familiar, a fim de torná-la democrática e permeável aparticipação de todos nas deliberações da organização, são ainda incipientes fase aopredomínio de uma razão instrumental fundamentada no poder político e econômico dafamília proprietária, contudo a pesquisa aponta indícios de que seja possível ampliar o nívelde participação de todos da empresa, no sentido de construir um sistema social maisdemocrático para tomada de decisões na empresa.
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