EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Educação Popular e Emancipação Humana no ambiente da Economia Solidária


Informações

Código: EOR2214
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 06 - Estudos Críticos e Práticas Transformadoras em Organizações

Autores

Luciene Lopes Baptista, Rosa Maria Fischer

Resumo

Este artigo buscou aprofundar a reflexão sobre qual projeto educativo contribui paraa sistematização do processo de aprendizagem das pessoas, no ambiente da economiasolidária, especificamente as cooperativas populares, no sentido da consolidação dosaprendizados experimentados pelos participantes de projetos de autogestão. Além dessasreflexões também merece destaque a questão da emancipação humana segundo o conceitodefendido ao longo deste artigo. E neste sentido ficam as indagações sobre quais paradigmasnorteadores e quais metodologias pedagógicas poderão cumprir com uma agenda complexa deformação da pessoa como: pessoa autodeterminada, consumidora e cidadã; capazes deampliar suas oportunidades pessoais de emancipação e de participação ativa no ambientesocial ao qual esteja inserida, gerando renda e tendo a liberdade para escolher o estilo de vidaque preferir. O fundamento da economia solidária reside nos princípios básicos relativos àpropriedade coletiva ou associada do capital e ao direito à liberdade individual. O quereafirma a premissa de igualdade entre todos os trabalhadores participantes, tornando-os umaúnica classe que detém o capital por igual no empreendimento solidário. Deste modo não só oinvestimento é solidário, como também os resultados por ele gerados, sejam lucros ou perdas,são distribuídos de forma igualitária e solidária entre todos. Neste artigo optou-se pela visãoque compreende o cooperativismo, em especial o popular, como uma forma específica deempreendedorismo social, que busca, no contraponto ao sistema capitalista, servir como basepara construção de fontes alternativas aos efeitos das desigualdades geradas pelo capitalismoglobalizado. O que significa em outras palavras, o exercício dos princípios fundamentais deigualdade e autogestão em prol da composição de alianças estratégicas que visam reduzir apobreza e a exclusão social. Reflete ainda um formato de cooperativismo que pretendearticular-se também com movimentos populares que visem o resgate do exercício pleno dacidadania. A pesquisa partiu de um referencial teórico formulado sob quatro eixos de analise:Economia Solidária; Emancipação Humana; Educação sob a ótica dialógica de Paulo Freire ea teoria da Ação Comunicativa de Habermas. O propósito do estudo foi o de refletir sobrepossíveis bases teóricas para uma ação educativa comprometida com a emancipação humanae a consolidação dos empreendimentos solidários, buscando elencar fatores que possamconsolidar continuamente as premissas básicas da economia solidária (igualdade,solidariedade e liberdade individual).

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