EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Poder e Ideologias: A Domesticação dos Dominados


Informações

Código: EOR1829
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 06 - Estudos Críticos e Práticas Transformadoras em Organizações

Autores

João Victor Rodrigues Silva, Kelen Vanzin Moura da Silva

Resumo

Objetiva-se com o presente trabalho analisar os temas poder e ideologias nas organizações soba luz do pensamento de Michel Foucault e da Teoria Crítica, ligada à Escola de Frankfurt,principalmente ao paradigma do humanismo radical. Buscar-se-á entender as convergências,divergências e contradições no estudo das duas correntes de pensamento. Parte-se da análisedo pensamento foucaultiano sobre o poder capilar, difuso no corpo social, sobre a ideologia,como componente, mas não determinante do poder e ainda o poder-disciplinador. Em seguida,aborda-se a Teoria Crítica, o contexto de seu surgimento nas Teorias Organizacionais e suasprincipais contribuições para o campo da ideologia e do poder. Analisou-se como uma dasprincipais divergências entre o pensamento de Foucault e a Teoria Crítica o entendimento dopoder como circular, e associado ao saber, no caso de Foucault e por outro lado, o poderfixado no dominador, no detentor do capital, conforme a Teoria Crítica. Outra importantedivergência analisada trata-se da ideologia como parte, mas não determinante do poder, para opensamento foucaultiano e a ideologia como a própria realidade, para a Teoria Crítica.Entendeu-se como uma convergência entre as teorias a questão da transferência de ideologias.Os ideais moralistas da burguesia embutidos na ideologia do proletariado, principalmente,quanto à moral – honesto e desonesto, justo e injusto. E ao mesmo tempo, a apropriação devalores trabalhistas por parte da burguesia para com isso, mascarar seu verdadeiro interesse dedomesticar ainda mais o dominado. Entre as contradições estudadas, destacou-se a questão daideologia no pensamento de Foucault ser apenas uma componente do poder, mas nãodeterminante. Para o pensador, o poder é associado ao saber, que possui instrumentos deobservação, metodologias científicas, contudo, na análise, através da Teoria Crítica, duvida-seda isenção do saber e concentra-se na idéia de que não há como dissociá-lo de um interessemaior do dominador que, em última instância, é a sua própria ideologia. Por outro lado,problematizou-se a respeito da Teoria Crítica o seu extremismo na crítica e na especificidadecomo gerador de sua cegueira para questões mais universais e impossibilitando-a de apontarnovos caminhos para a transformação, principalmente no que se refere à autonomia. Por fim,concluiu-se que tanto o pensamento foucaultiano como a Teoria Crítica são divergentes noque se refere à ideologia e poder em seus conceitos, mas que em determinadas abordagenspodem ser complementares, conforme as convergências apontadas. E ainda, estudou-se queuma possível saída para a questão das ideologias e do poder seria através da autonomia doindivíduo, seguindo alguns autores críticos que a defendem. Associou-se a essa idéia, opensamento foucaultiano de que o poder não tem um único titular e que ao perpassar peloindivíduo dominado, atingir o seu corpo, afetar seus gestos, suas atitudes, seus discursos, opoder poderá servir de fundamento para uma busca da própria libertação desse indivíduo e pormeio de sua relação e organização com o coletivo, atingir a autonomia.

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