EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


A Ideologia do Crescimento Organizacional: um Olhar Histórico


Informações

Código: EOR1284
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 06 - Estudos Críticos e Práticas Transformadoras em Organizações

Autores

Rene Eugenio Seifert, Fabio Vizeu

Resumo

O presente artigo consiste de um ensaio sobre a idéia de que crescimento organizacional éuma ideologia administrativa. Metodologicamente, adota-se uma perspectiva histórica deargumentação, onde se privilegia o entendimento de que o conhecimento teórico nos EstudosOrganizacionais é referenciado historicamente, e, por isso mesmo, só é precisamentecompreendido quando se recorre ao resgate histórico de formação e desenvolvimento destesaber (Booth & Rowlinson, 2006). Vale notar que as contribuições da análise histórica aosestudos organizacionais e da Administração já foram apontadas (por exemplo, Booth eRowlinson, 2006; Vizeu, 2010a), bem como os benefícios que o olhar histórico sobre asorganizações e seu campo de estudos promove, especificamente, no que tange ao abandono davisão acrítica – e por isso mesmo, ingênua – que a perspectiva teórica dominante assume emrelação à realidade organizacional.Para dar lugar a este olhar histórico-crítico sobre a ideologia do crescimento, nos servimosdos critérios da revisão de Giddens (1979) sobre as principais conceituações de ideologia quese formaram ao longo da breve história das ciências sociais. Da mesma forma, recorremos àhistoriografia do período moderno para situar nosso argumento de que a idéia de crescimentoorganizacional assume papel ideológico, tendo em vista suas raízes na própria história dasideologias que sustentaram o sistema sócio-econômico da empresa moderna. Neste resgate,refletimos sobre cinco pontos principais: i) a emergência da idéia do crescimento noliberalismo clássico, que enxerga este atributo como uma necessidade natural do ser humano;ii) o crescimento tomado a partir dos atributos e virtudes da conduta empreendedora do selfmade-man; iii) a justificação da ideologia do crescimento com base nas ideias de darwinismosocial e de vocação carismática, engendradas pelo o cientificismo positivista e a éticaprotestante, respectivamente; e as visões contemporâneas que suportam a ideologia docrescimento, que seja, iv) a metáfora biológica do ciclo de vida organizacional e v) aperspectiva desenvolvimentista de progresso.Esta reflexão aponta para a importância de se repensar as bases que historicamentefundamentaram a prática e o conhecimento da administração organizacional, bem como, tornapossível – ainda que timidamente – sugerir avenidas de investigação para um modelo degestão não exclusivamente orientado pela ideologia do crescimento. Assim sendo,apresentamos os seguintes pontos para esta nova orientação: a consciência sobre os limitesplanetários e humanos para este processo; o redescobrimento das virtudes e belezas dopequeno; o rompimento com o pressuposto da naturalização da ambição do crescimentoenquanto objetivo orientador da atividade organizacional, o que leva ao reconhecimento dapossibilidade dos empreendedores atribuírem diferentes significados ao negócio, sobretudodistintos dos resultados financeiros.

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