EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Contribuições Teóricas em Estudos Organizacionais: Abrindo Janelas e Salvando Afogados


Informações

Código: EOR2417
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 05 - Ontologia, Epistemologias, Teorias e Metodologias nos Estudos Organizacionais

Autores

Vanessa Brulon Soares, Juliana Mansur

Resumo

A preocupação com a produção de conhecimento ronda os acadêmicos, que dedicamseus trabalhos à busca de contribuições para a ciência. O poeta Mario Quintana afirma em um deseus textos: “quem faz um poema abre uma janela”. O mesmo pode-se dizer a respeito daspesquisas acadêmicas. Os resultados de tais trabalhos devem possibilitar que se abram janelas,ou, como afirma Whetten (1989), devem desafiar e expandir o conhecimento existente. Embora aprodução teórica seja vista como uma atividade central na área de estudos organizacionais(EISENHARDT, 1989), são freqüentes as críticas à escassez de contribuições teóricas na área.Principalmente em relação a trabalhos teórico-empíricos, estes, muitas vezes, não se preocupamem descrever os elementos de uma teoria, deixando em aberto as contribuições teóricas que umapesquisa empírica pode trazer. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo identificarde que forma as pesquisas empíricas produzidas na área de estudos organizacionais estão fazendocontribuições teóricas para a área. Para tal, adotou-se como base a taxonomia proposta porColquitt e Zapata-Phelan (2007), que consiste em um modelo por meio do qual artigos teóricoempíricospodem ser classificados em termos de dois componentes que dizem respeito a suacontribuição teórica, quais sejam, a construção de teoria e o teste de teoria. A partir de suaclassificação nas duas dimensões consideradas no modelo, os artigos podem ser classificados emcinco categorias propostas por Colquitt e Zapata-Phelan (2007): reporters, qualifiers, testers,builders e expanders. Tomando por base esta taxonomia, foram analisados e classificados artigosda área de estudos organizacionais apresentados nos congressos da ANPAD nos últimos anos.Optou-se por analisar os trabalhos apresentados no Encontro da Divisão de EstudosOrganizacionais da ANPAD (EnEO) e na Divisão Acadêmica de Estudos Organizacionais doEnANPAD, de 2008 a 2010, já que estes representam eventos recentes da ANPAD que dizemrespeito diretamente à área objeto de estudo. Pode-se perceber, a partir da análise realizada, que opredomínio de trabalhos que podem ser caracterizados como reporters e qualifiers, representando61% do total de artigos, o que demonstra que a maior parte das pesquisas em estudosorganizacionais ainda se dá com base em trabalhos realizados anteriormente. Os artigos do tipotesters e builders apareceram em 34% dos trabalhos, assumindo um médio grau derepresentatividade nos artigos analisados. Embora ainda não proponham um novo conceito, estestrabalhos podem trazer grandes contribuições para a área de estudos organizacionais, fornecendoas bases para novas produções teóricas. Artigos classificados como expanders, entretanto,mostraram-se escassos, representando somente 5% do total de artigos. Embora haja produçãoacadêmica que forneça material para a criação de novos conceitos, faltam, ainda, pesquisadoresque ousem dar o salto final. Como defende Mintzberg (2005), o mais difícil não é enxergar onovo conceito, mas ter coragem para verbalizá-lo. Não se pode perder de vista, entretanto, anecessidade de relevância destas contribuições. O poeta Mario Quintana também afirma em umde seus textos: “quem faz um poema salva um afogado”. O mesmo pode-se dizer a respeito daspesquisas acadêmicas. Trabalhos acadêmicos não só devem abrir janelas, mas também salvarafogados, sejam estes as organizações públicas, instituições privadas ou, melhor ainda, asociedade.

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