EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Entre o Legado da Escola das Relações Humanas - ERH e as Idéias Originais de Elton Mayo


Informações

Código: EOR1870
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 05 - Ontologia, Epistemologias, Teorias e Metodologias nos Estudos Organizacionais

Autores

Vaner José do Prado, Bárbara Carole Passos Alves

Resumo

O objetivo deste estudo talvez seja pretensioso demais. Objetiva levar para alunos eprofessores da disciplina de Teoria Geral da Administração - TGA um pouco mais sobre oideário presente nas obras do principal teórico da Escola das Relações Humanas- ERH:George Elton Mayo. O caminho para essa compreensão é visitar ou revisitar, pelo métodohistórico, alguns dos trabalhos desenvolvidos pelo autor, contidos em suas obras principais enas pesquisas realizadas na fábrica Western Eletric, denominadas experimentos deHawthorne. Essa revisita buscará encontrar primeiro, alguns dos pressupostos básicos quelevaram Mayo a realizar os estudos e desenvolver suas idéias; segundo, encontrar algumas daspossibilidades de interpretação das principais contribuições e conclusões retiradas de suasobras, por alguns autores de TGA e; terceiro, a possibilidade de uma maior compreensão ereorientação sobre o legado da ERH para as práticas atuais das organizações, por meio dolegado de estudos realizados por Mayo e sua equipe. O caminho metodológico trilhadoenquadra-se no método histórico. Com a análise feita na revisita foi possível perceber quepouco é encontrado nas obras dos autores de Teorias da Administração, com relação aalgumas das preocupações centrais de Mayo como: estudos sobre a fadiga e monotonia, odesenvolvimento técnico e a anomia, a necessidade de intervenção política (governos) naproteção da sociedade e dos trabalhadores, a perda do sentido de vida para os trabalhadorescom a urbanização da sociedade, a necessidade de qualificação dos administradores etc. Épossível perceber, também, que as interpretações pouco abordam as idéias mais fundamentaisde Mayo. Esse fato levado em conta para o ensino teórico da administração pode não permitiruma compreensão maior do Administrador sobre as verdadeiras raízes e preocupaçõescentrais de Mayo, que o levaram investigar desde as condições físicas e psicológicas dosindivíduos no trabalho, até as condições sociais e de governo, na transição de uma sociedaderural para uma sociedade urbana, ou mesmo, de uma sociedade agrária para uma sociedadeindustrial. Quem sabe pode ter levado até a um processo de menor relevância, tanto daspesquisas e resultados obtidos, quanto das contribuições para a teoria da Administração.

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