EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Um Recorte Histórico Sobre Fatos Antecedentes ao Surgimento e Contribuições da Escola das Relações Humanas - ERH


Informações

Código: EOR1811
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 05 - Ontologia, Epistemologias, Teorias e Metodologias nos Estudos Organizacionais

Autores

Vaner José do Prado, Bárbara Carole Passos Alves

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo visitar algumas obras que refletem o pensamento deautores que relatam os acontecimentos ou fatos econômicos, políticos, sociais e culturais queantecederam o surgimento da ERH e tentar flagrar o momento do encontro sobre o estudo dosindivíduos na teoria da Administração, aquilo que Wahrlich denominou de encontro daAdministração com a Psicologia. Muitos foram os autores que contribuíram para fundar osconceitos centrais das escolas que introduziram e aprofundaram os estudos sobre o indivíduo,com ênfase principal para os autores denominados de Teóricos Transitivos e para a própria -ERH: Mary Parker Follett, Chester Barnard, George Elton Mayo, Fritz Roethlisberger,William Dickson e outros. O caminho utilizado nessa construção foi a realização e elaboraçãode um recorte histórico (utilizando o método histórico) das idéias centrais e roteiros contidosnos trabalhos de autores como Tragtenberg (1992), Motta (2001 e 2002), Motta eVasconcelos (2006) e Donking (2003). Alguns desses autores utilizam as denominações deprecursores, pioneiros e autores antecedentes para descrever, segundo suas visões, o início daformação e formalização das “Ciências Administrativas”. Respeitando os limites e sem terquestionado os pressupostos da eficiência e da produtividade, esse grupo de autores ousoupensar a sociedade e as organizações, provavelmente, para além das dimensões já observadaspelo pragmatismo econômico da Revolução Industrial. Assim, foi possível compreender queos estudos realizados pela denominada escola transitiva e pela ERH, não tenham acontecidopor acaso, mas fruto de um contexto histórico que culminou com o seu surgimento e com suacontinuidade, a partir deles. Os autores principais utilizados na descrição dessa trajetóriapreconizaram cerca de cem anos antes algumas das idéias centrais da corrente de estudossobre o indivíduo, na administração: sentimentos de afeição recíproca, sistemas comunitáriose cooperativos, agrupamentos sociais como unidades primárias, costumes humanizados,declaração dos direitos do homem, ocupação de cargos por vocação e aspiração, trabalhoprazeroso, técnicas de grupo, um mundo mais harmônico, elemento afetivo como fator desolidariedade, vida comunitária e preocupação com a educação e comprometimento dostrabalhadores, redução da jornada de trabalho, pioneirismo na administração de Pessoal,liderança, motivação, comprometimento, dentre muitos outros.

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