EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


A Dimensão Pública da Ação do Empreendedor Cultural na Produção de Cinema


Informações

Código: EOR2237
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 04 - Comunicação, Processos Discursivos e Produção de Sentidos

Autores

José Roberto Ferreira Guerra, Fernando Gomes de Paiva Júnior, Simone de Lira Almeida

Resumo

A discussão em torno da produção cultural ganha complexidade à medida que adimensão da cultura assume uma posição central na era contemporânea. O desafio emergente,então, consiste em [re]definir a influência da cultura com relação a determinadas dimensõesda vida cotidiana que ainda não haviam sido culturalizadas. Ou, por outro lado, como lidarcom uma produção cultural crescentemente organizada, legislada e institucionalizada semperder suas nuances irreconciliáveis com tal cenário. Temos, então, uma economia cada vezmais culturalizada e uma cultura cada vez mais economicizada. Nesse contexto, odesenvolvimento do capitalismo informacional tem contribuído para o crescimento daprodução de bens simbólicos, ressaltando transformação dos produtores culturais em agentesde transformação social por meio de uma ação coletiva. O objetivo do estudo reside emcompreender como se caracteriza a dimensão pública que demarca a ação do empreendedorcultural no campo do audiovisual. Foi desenvolvido um protocolo teórico-metodológicopautado nos conceitos de empreendedorismo cultural e circuitos da cultura oriundos datradição dos Estudos Culturais. O contexto da produção de cinema em Pernambuco foielucidativo para a compreensão da dinâmica empreendedora da produção cultural “fora doeixo”. Como forma de acessar o campo da produção cultural, foram realizadas entrevistasabertas com dois produtores culturais locais da área de cinema. A análise dos dados foiefetuada com o suporte da análise do discurso. As categorias discursivas emergentes estãoagregadas em torno da dimensão pública apresentada no protocolo desenvolvido. Osresultados apontam para a demanda por formatos e estruturas organizacionais mais orgânicas.A tecnologia de gestão que possibilita a geração de capitais por meio da rede social indica omultidirecionamento da ação empreendedora na arena da produção cultural, conferindo umaabertura para a ação multidimensional e dialógica do empreendedor. A ação do realizadorfílmico o aproxima da concepção do “empreendedor humanizado”, um produtor simbólico docampo da cultura que desenvolve seu artefato cultural na esfera de uma articulação plena comsua rede social. O empreendedor cultural está relacionado com o esforço de emancipação degrupos profissionais, a melhoria de condições de produção e a absorção de recursos por meioda articulação em rede. Compreendemos que esse perfil de atuação nos auxilia a (re)discutiros conceitos de competição e estratégia organizacional sob a perspectiva da produção cinema,caracterizada pelo suporte de ações institucionais de apoio na esfera pública.

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