EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


O Enquadramento na Relação Organização-Stakeholder: um modelo teórico explicativo do processo de legitimação com base nas teorias de gerenciamento de impressões organizacional e de framing


Informações

Código: EOR1979
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 04 - Comunicação, Processos Discursivos e Produção de Sentidos

Autores

José Ricardo Costa de Mendonça, Diogo Henrique Helal

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor um modelo explicativo de como os gestores de altoescalão buscam, no processo de comunicação com os stakeholders, influenciar asinterpretações das audiências em busca de legitimidade para as organizações. Acredita-se queno processo de busca da legitimidade, as organizações, como atores sociais, são representadas(ou personificadas) por seus gestores, os quais tomam decisões e agem em nome daorganização. Argumenta-se que os gestores de alto escalão ao se relacionarem com osstakeholders engajam-se em processos de gerenciamento de impressões visando enquadrar(framing) as percepções e as interpretações das audiências organizacionais à visão derealidade mais propícia a criação da imagem e da reputação que levem a obtenção dalegitimidade da organização em seu ambiente social. Gestores de alto escalão podem serdefinidos como o indivíduo ou indivíduos para quem as audiências da organização(stakeholders) se voltam no sentido de obter informações que ajudem em suas interpretaçõesde um evento ou situação com a qual a organização esteja relacionada. Os gestores de altoescalão constituem então as “figuras de proa” simbólicas da organização, guardiões epromotores da imagem da organização. O gerenciamento de impressões organizacional podeser definido como qualquer ação que é intencionalmente planejada e realizada para influenciaras percepções de uma audiência sobre a organização. O processo de framing (enquadrar)essencialmente envolve dois aspectos: seleção e saliência. A atividade de enquadrar envolveselecionar alguns aspectos de uma realidade percebida e torná-los mais salientes em umacomunicação, de tal modo a promover uma determinada definição de um problema, umainterpretação causal, uma avaliação moral e/ou recomendações de tratamento para o assuntodescrito. A idéia central do framing é a contextualização. O framing situa a informação dentrode um contexto e estabelece “quadros de referência” de tal forma que as pessoas possamavaliar as informações, compreender os seus significados e escolher as suas ações, caso sejaapropriado. Adota-se neste artigo o modelo de Hallahan (1999) que propôs uma tipologia desete modelos de framing, a qual envolve o enquadramento da situação, dos atributos, dasescolhas, das ações, das questões, das responsabilidades e das notícias. Com base na revisãode literatura realizada, propõe-se neste trabalho uma versão expandida do modelo deMendonça e Amantino-de-Andrade (2003), o qual incorpora o processo de framing e areputação organizacional, denominado “Modelo do processo de legitimação organizacionalpor meio do gerenciamento de impressões organizacional e do framing dos stakeholders”.

Abrir PDF