A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE JOVENS PROFISSIONAIS NAS REVISTAS EXAME E VOCÊ S/A
Informações
Código: EOR968
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 04 - Comunicação, Processos Discursivos e Produção de Sentidos
Autores
Fernanda Rumblesperger, Maria José Tonelli
Resumo
Em virtude da recente entrada de uma nova geração no mercado detrabalho – a chamada Geração Y – (TWENG ET. AL., 2010) e da proliferação deequipes multigeracionais nas empresas (SHEN; PITT-CATSOUPHES; SMYER, 2007),podemos identificar um interesse crescente no tema juventude por parte de diversosagentes que compõem o universo do management (DONADONE, 2001; WOOD JR.;PAES DE PAULA, 2006), especialmente a mídia de negócios. Compartilhando a idéiade que a produção e disseminação dos textos produzidos na mídia não constituem umasimples representação da sociedade, mas que, enquanto discurso, influenciam oprocesso de construção social da realidade (SPINK, 2010) passamos a questionar comochegamos à visão contemporânea do fenômeno juventude, particularmente com relaçãoao comportamento do jovem no mundo do trabalho.Baseados nas contribuições teóricas do socio-construcionismo e com apoio danoção de Práticas Discursivas e Produção de Sentidos, desenvolvida por Spink (2004),realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo e natureza reflexiva, que buscoucompreender quais os diferentes sentidos atribuídos à noção de juventude em duaspublicações especializadas - as revistas Exame e Você S/A – desde a década de 70 atéos dias atuais. Assim, inspirados nos procedimentos metodológicos da Análise deRepertório (POTTER; RICHER, 1987; SPINK; MEDRADO; MELO, 2002;MEDRADO, 2004) e tendo como corpus de análise 99 reportagens sobre o temaveiculadas por estes dois veículos, concluímos que a compreensão do fenômenojuventude sofreu transformações significativas ao longo dos últimos 40 anos. Embora aessência deste termo mantenha alguma estabilidade, sendo constantemente associada àsnoções de vitalidade, ousadia e renovação, observamos variações expressivas nasfunções destes jovens no ambiente organizacional. Neste sentido, acompanhando astransformações do contexto socioeconômico, as referidas produções discursivasapontam diferentes maneiras de como estes indivíduos podem contribuir para o bomdesempenho das empresas, seja por meio da aplicação de seus conhecimentos teóricos,pelo desenvolvimento de novas idéias ou pela considerável redução de custos. Ainvestigação identificou, ainda, a presença de um perfil recorrente nas reportagensanalisadas, obedecendo, claramente, ao padrão tradicional presente no mundo dosnegócios: homem, branco, heterossexual, pertencente às classes mais abastadas dapopulação e oriundo das melhores faculdades.
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