EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


O Consenso, o Exemplo e a Inexorabilidade: Discursos Hegemônicos acerca do Empreendedorismo como Mecanismo de Reprodução do Capital


Informações

Código: EOR695
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 04 - Comunicação, Processos Discursivos e Produção de Sentidos

Autores

Alessandra de Sá Mello da Costa, Luiz Alex Silva Saraiva

Resumo

Apontado como meio de inserção estratégica em um mercado cada vez mais competitivo, oempreendedorismo tem se tornado uma ideologia do “novo espírito” capitalista, algo queprecisa ser problematizado. Nossa questão central foi identificar que discursos hegemônicos(ordens de discurso) emergem do discurso sobre o empreendedorismo nas empresas junioresbrasileiras e quais seriam seus possíveis desdobramentos. De forma a alcançar este objetivo,conduzimos uma pesquisa qualitativa, orientada epistemologicamente pelo interpretativismo emetodologicamente pela análise crítica do discurso. Foram realizadas 60 entrevistas comestudantes e professores participantes de seis empresas juniores, tanto do âmbito públicoquanto do âmbito privado. A análise permitiu identificar um conjunto de objetos discursivosassociados ao empreendedorismo. Estes foram categorizados, em um primeiro momento deforma separada, o que tornou possível revelar formações discursivas. Em um segundomomento, as formações discursivas foram analisadas em suas intertextualidades o quepermitiu enxergar três ordens de discursos, quais sejam: (1) o consenso acerca da centralidadeda empresa na constituição do pensar e do agir do indivíduo no mundo; (2) a exemplaridadedos modelos empreendedores capitalistas neoliberais; e (3) a ausência de alternativas viáveisao capitalismo contemporâneo. Como desdobramento da primeira ordem de discurso, pode-seargumentar que o empreendedorismo adquire um papel primordial na sociedade de assegurarque cada indivíduo assuma, como suas, as metas de reprodução do sistema capitalista. Issoimplica uma nova atitude frente à esfera produtiva, pois o profissional empreendedor passa aser o gestor de sua carreira, o empresário de si mesmo. Como desdobramento da segundaordem de discurso, percebe-se que é por meio do sucesso alcançado que o empreendedor édiscursivamente construído como “dono do seu destino”, podendo minimizar as incertezas davida. Constitui, assim, um herói que precisa ser copiado, contribuindo para a difusão demodismos de gestão que não questionam o reducionismo e os condicionantes ideológicosembutidos em suas informações. Como terceiro, e último desdobramento, observa-se aausência de alternativas e a concomitante eleição de apenas um caminho possível, o doempreendedorismo, como impulsionador do desenvolvimento econômico baseado na lógicade livre concorrência capitalista. Consenso, Exemplo e Inexorabilidade. As três ordens dediscursos identificadas contribuem, de forma ideológica, tanto para que a empresa capitalistacontemporânea seja compreendida como único modelo possível de geração de riqueza, derenda e de trabalho na sociedade quanto para que a educação superior seja constituída menosum instrumento de emancipação humana do que um mecanismo de reprodução do capital.

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