"Academia-Empresa-Governo": Problematizando o Modelo Hélice Tríplice de Desenvolvimento Científico e Tecnológico a partir das Contribuições de Francisco de Oliveira e Maurício Tragtenberg
Informações
Código: EOR634
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 03 - Trabalho, Organização, Estado e Sociedade
Autores
Daniela Cristina Chamberlain, Deise Luiza da Silva Ferraz, Valéria Marucchi
Resumo
Esse ensaio enfoca o processo de produção de conhecimento científico nasuniversidades e sua associação com os interesses do capital. Objetivando elaborar reflexõesacerca do modelo conhecido como Hélice Tríplice, o qual contempla a parceria entreacademia-empresa-governo, defendemos que o fundo público atua como um mecanismoeconômico e ideológico que possibilita concretizar os interesses do capital. A elaboraçãodeste ensaio foi concebida conforme entendimento e discussões de Tragtenberg e Oliveirasobre as relações entre o Estado e a iniciativa privada para a compreensão interdisciplinar dasrelações sociais necessárias à produção de um determinado conhecimento científico que atuatanto como alavanca da produção, centralização e acumulação do capital, quanto comosubstrato ideado de sua legitimação. A contribuição dos autores possibilitou entender oincentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico, operado por meio do modelo da HéliceTríplice – e, sobretudo, aquele que resulta em inovações – como manifestação do duplo papeldo fundo público: econômico – elemento estrutural para a acumulação do capital; e,ideológico – elemento que possibilita a construção de um saber que sustenta a dominação.Muitas vezes, é através da dominação do saber que a reprodução das relações de produçãoacontecem, conforme menciona Tragtenberg. Sendo que a educação passa a seguir os ditamesdo mercado, funcionando a sua semelhança. Nesse contexto, o modelo Hélice Tríplice apenas(re)afirma, sob um discurso universalizante, que o Estado, enquanto lócus de conservação dasideias das classes que detêm os meios de produção, está conectado com a manutenção de umaordem estabelecida, e sua razão não é priorizar pelos interesses da coletividade social, poisestá organizado para dar legitimidade à ampliação da mais valia. Com isso, as empresasdestinatárias do saber produzido nas instituições públicas de ensino superior são asbeneficiadas, sendo esse o aspecto determinante do avanço da produção científica que, poroutro lado, vem precarizando as relações de trabalho dos pesquisadores-professores. Visto queseu entendimento financiamento público só é possível levando-se em conta os múltiplosfatores que o influenciam, o intuito é demonstrar que a (re)distribuição do fundo tende a serdestinada ao atendimento dos interesses da classe capitalista, em função da própria naturezado Estado, natureza que se revela no modelo Hélice Tríplice: academia-empresa-governoatuando sobre um mesmo eixo (interesses privados) tende a propulsionar apenas o corpo quecompõe (interesses econômicos de uma classe) pelo deslocamento dos que estão a sua volta(interesse geral da classe trabalhadora). Nesse sentido, demonstra-se necessário frear omovimento dessa hélice. Em síntese, a implementação do modelo Hélice Tríplice precisa seranalisada a partir da leitura materialista dialética e para além das suas formas de manifestaçãoa fim de evidenciarmos a necessidade de intensificar as disputas pelo fundo público para aconstrução de conhecimentos e tecnologias que estejam à serviço da emancipação humana enão da perpetuação de sua alienação.
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