EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Compartilhamento do Conhecimento: proposta de um modelo no nível do indivíduo


Informações

Código: EOR2785
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 02 - Conhecimento, Aprendizagem e Inovação

Autores

Elisabeth Aparecida Correa Menezes

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo teórico de comportamento decompartilhar o conhecimento no nível do indivíduo. Observa-se que os modelos decompartilhamento do conhecimento encontrados na literatura tem seus estudos focados emfatores individuais e ambientais. Destaca-se que o modelo apresentado nesse trabalho, focaapenas em fatores individuais. Após um levantamento da literatura sobre compartilhamentodo conhecimento, percebeu-se que os termos compartilhamento e transferência doconhecimento são utilizados em muitos casos com o mesmo significado, isto é, autoresutilizam esses termos muitas vezes de forma intercambiável. Entretanto, a partir dascolocações de alguns autores, por exemplo, (WU, HSU E YEH 2007; PANJAITANJANOWICZE NOORDERHAVEN, 2009; DAVENPORT & PRUSAK 1998), entende-seque transferência e compartilhamento não são a mesma coisa, pode-se dizer que atransferência depende do compartilhamento e acredita-se que esse depende do relacionamentoentre os indivíduos e da motivação para compartilhar. O modelo proposto neste trabalho éuma adaptação do modelo de comportamento humano desenvolvido por Perugini e Bagozzi(2001), a partir da Teoria da Auto-regulação de Bagozzi (1992). A escolha dessa teoria se deuem função de estudos anteriores mostrarem que a teoria da auto-regulação é um forte preditordo comportamento humano, por considerar variáveis importantes, tais como “desejo” e“controle do comportamento percebido” (LEONE, PERUGINI E ERCOLANI,1999;TAYLOR, BAGOZZI E GAITHER, 2005). Destaca-se que inicialmente procurou-seidentificar os modelos existentes de compartilhamento do conhecimento. A partir dessesmodelos foram identificados fatores que influenciam o compartilhamento do conhecimento.Verificou-se nos modelos existentes que atitudes e motivação fazem parte dos fatores queinfluenciam o compartilhamento do conhecimento. Para Ajazen (1988) o conceito de atitudetem sido o foco de atenção para explicar o comportamento humano e outro ponto que chama aatenção é que valores humanos possuem forte conteúdo motivacional e são capazes depredizer o comportamento das pessoas (SCHWARTZ, 1994). Outro fator que chamou aatenção foi a “auto-eficácia” citada por quase 40% dos autores. A auto-eficácia juntamentecom a atitude fazem parte do modelo de Perugini e Bagozzi (2001) para explicar ocomportamento humano. Isso sugere que valores, atitudes e auto-eficácia influenciam ocomportamento de compartilhar o conhecimento. Isso levou a uma adaptação do modelo dePerugini e Bagozzi (2001), Modelo do Comportamento Orientado por Meta (MGB). Apósuma reflexão sobre a literatura de valores e conhecimento, foram incluídas no modelo dessesautores duas variáveis “valores” e “conhecimento como fonte de poder”.

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