EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Compreendendo o Processo de Aprendizagem Coletiva do Uso de Tecnologia Como Prática em Agências de Viagens: Uma Abordagem Etnometodológica


Informações

Código: EOR2506
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 02 - Conhecimento, Aprendizagem e Inovação

Autores

Marcelo de Souza Bispo, Arilda Schmidt Godoy

Resumo

As agências de viagem encontram-se em um momento de transição e redescoberta. Estacondição se dá, em especial, pelo crescente avanço das tecnologias disponíveis para gestãoorganizacional e, mais especificamente, pelo uso de tecnologias de comunicação e informação(TICs) que demandam novos conhecimentos e meios de aprendizagem que não,necessariamente, estão vinculados a metodologias em que salas de aula e treinamentosformais suportam. Trata-se de um processo tácito e estético em que as soluções desenvolvidasna cadeia de viagem dependem cada vez mais do processo de learning and knowing inpractice. Gherardi (2006) aponta que o destaque para os Estudos Baseados em Prática está noreconhecimento das ciências sociais enquanto promotora da discussão acerca da limitação daracionalidade e o questionamento do paradigma funcionalista nos estudos organizacionais.Sugere que esta perspectiva abre a possibilidade de entender que é possível fazer ciência sem,necessariamente, buscar generalizações e trabalhar os fenômenos de maneira situada,considerando que a temporalidade e a historicidade têm valor significativo para uma melhorcompreensão dos mundos sociais. Ainda segundo a autora, esta forma de pensar asorganizações valoriza o que ela coloca como knowing-in-practice, ou seja, significa que oconhecimento é situado como um processo social, humano, material, estético, assim comoemotivo e ético. Significa também que o conhecimento é construído a partir das práticas, numprocesso que associa o knowing (conhecer) ao doing (fazer). Diante desse contexto o presenteartigo foi orientado pela seguinte pergunta: como ocorre o processo de aprendizagem do usode tecnologias de informação e comunicação, em especial a Internet, enquanto prática detrabalho em uma empresa de viagens? O objetivo da pesquisa relatada no artigo buscacompreender o uso das tecnologias como prática em agências de viagens. A pesquisa foidesenvolvida a partir do referencial teórico dos Estudos Baseados em Prática (Gherardi, 2006)e dos pressupostos da etnometodologia. Para Garfinkel (2006) que foi o iniciador domovimento etnometodológico, o comportamento das pessoas é construído nas interações pormeio de um processo de linguagem e negociação contínuo e situado, ou seja, não há umaestrutura rígida e imutável que orienta o agir das pessoas. Portanto, a etnometodologia secaracteriza como uma abordagem teórica-metodológica de pesquisa empírica (Oliveira et al.,2010) que compartilha de pressupostos epistemológicos com os Estudos Baseados em Práticae possibilita uma nova maneira de compreender os processos de aprendizagem nasorganizações. O artigo apresenta, como principal resultado que o uso da tecnologia comoprática gera um conhecimento que pode ser denominado como cadeia de viagem em que astecnologias influenciam as ações dos clientes, agências de viagem e fornecedores.

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