EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


A Reflexividade Intensiva na Aprendizagem Organizacional: Um Estudo de Caso de uma Organização Educacional


Informações

Código: EOR2466
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 02 - Conhecimento, Aprendizagem e Inovação

Autores

Eduardo Davel, Cybele Amado de Oliveira

Resumo

Esta pesquisa contribui para avançar no estudo da reflexividade no processo de aprendizagemorganizacional. Tem por objetivo examinar a reflexividade intensiva (meta-reflexividade) queé ativada pelos conflitos de tipo identitário, gerando ações gerenciais distintas. Assume-se quea meta-reflexividade é a parte da reflexividade que compreende uma investigação do comoestabelecemos, após uma reflexão, as aprendizagens que foram incorporadas na prática. Comrelação ao conceito de aprendizagem organizacional, adota-se a abordagem sócio-prática daaprendizagem. Dentro deste enquadramento teórico, realiza-se um estudo de casoprivilegiando três práticas de trabalho dentro de uma organização educacional. Neste tipo deorganização, a reflexividade aparece como forma central na atividade de base que consiste emensinar e refletir sobre métodos, estratégias e práticas voltadas para favorecer a aprendizagem.A reflexão torna-se, então, parte intrínseca do cotidiano de trabalho, tanto no plano individual(o professor ou instrutor que reflete sobre o que fez, como fez e os resultados do que fez)quanto no plano coletivo (reunião de educadores para refletir sobre princípios e práticascoletivamente partilhadas). O estudo de caso foi realizado por meio de um procedimentorigoroso e sistemático de várias etapas. Na primeira etapa, selecionou-se e definiu-se trêspráticas como sendo as mais emblemáticas em termos de aprendizagem e meta-reflexividade.Na segunda etapa, recompõe-se tais práticas com o máximo de detalhes possível,descrevendo para cada prática o conflito na base da aprendizagem, a reflexão e meta-reflexãoligada a cada prática. Na terceira etapa, documenta-se a descrição de cada prática com baseem informações oriundas de documentos da organização (relatórios, registos de reuniões, atasde assembleias, relatórios técnicos, etc.). Na quarta etapa, entrevista-se 5 pessoas envolvidasdiretamente nas três práticas, para se contrastar visões do processo de aprendizagem e de seusresultados reflexivos. Cada entrevista durou de 2 a 3 horas, sendo depois de gravada,transcrita integralmente e em seguida, analisada. Na quinta etapa, entrevista-se 9 pessoas nãoenvolvidas diretamente nas três práticas para se suscitar ainda mais o processo deestranhamento. Cada entrevista durou de 2 a 3 horas, sendo depois de gravada, transcritaintegralmente e em seguida, analisada. A análise de discurso permeia todo o processo, desde aprimeira até a última etapa. Analisou-se o discurso em função dos conflitos existentes emcada prática, de como cada conflito gerou aprendizagem, reflexão, meta-reflexão e açãogerencial. Os resultados obtidos sugerem que a meta-reflexividade é orientada pormovimentos de envolvimento (aproximação e distanciamento) e que três tipos de açãogerencial são exercidos (instigação, cuidado e conciliação).

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