EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Os Processos de Institucionalização como Mecanismo de Conversão do Conhecimento Individual em Conhecimento Organizacional: contribuições da aprendizagem e da gestão do conhecimento


Informações

Código: EOR1469
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 02 - Conhecimento, Aprendizagem e Inovação

Autores

Ana Carolina Rolim Tucunduva da Fonseca Thompson, Edson de Paula Rodrigues Mendes, Carlos Eduardo Marques Thompson

Resumo

A aprendizagem e os processos associados à geração, transmissão, uso e institucionalizaçãodo conhecimento são estudados a partir de diversas abordagens e perspectivas, sendo alvo deestudo de áreas de conhecimento como psicologia, antropologia, sociologia e, principalmente,administração. Nesta última, a relação entre aquele que aprende e os fatores ambientais,intimamente relacionados com as organizações, torna a gestão de conhecimento um processode grande importância, motivo que tem despertado interesse do mercado e da academia. Esteensaio discute como um conhecimento ora construído por um indivíduo passa a serincorporado à base de conhecimentos da organização, por meio de mecanismos deaprendizagem organizacional e gestão de conhecimento. O pressuposto-chave adotado emgrande parte dos processos de gestão do conhecimento é o de que o conhecimento pode seradministrado, isto é, conduzido segundo as intenções e expectativas das lideranças formais.Este trabalho foi conduzindo com base nas etapas do processo de aprendizagemorganizacional de Huber (1991), Starkey (1998), Crossan et al (1999) e Nonaka e Krogh(2009). Por possuir uma posição relevante nos estudos organizacionais, e por trazeresclarecimentos para o entendimento do fenômeno estudado, a teoria institucional também foiutilizada para explicar como o conhecimento pode ser institucionalizado. De acordo com olevantamento realizado, o conhecimento organizacional se dá a partir da interação dosconhecimentos tácito e explícito do indivíduo. Em razão da convivência em grupos, osindivíduos são responsáveis pela difusão do conhecimento na organização, pelas mãos datensão que caracteriza a construção da legitimidade que permite o compartilhamento delegados na esfera organizacional, e cujos significados podem ser filtrados a ponto de seremabsorvidos e adotados, quando considerados relevantes para a organização. Na construção doquadro teórico buscou-se romper as fronteiras entre as teorias da aprendizagem organizacionale a teoria institucional, trazendo contribuições de fontes menos usualmente utilizadas para sedebater esta questão. O estudo mostra que a institucionalização do conhecimento se dá naorganização por meio de técnicas de aprendizagem que permite que 1) ocorra a transferênciada aprendizagem de indivíduos para grupos ou equipes de trabalhadores e, posteriormente, 2)essa aprendizagem se torna embutida ou institucionalizada na organização em forma desistemas, estruturas, estratégias e procedimentos. As principais construções conceituaisutilizadas mostram que a institucionalização do conhecimento é um processo esperado edesejável pelas organizacionais, e que se realiza em etapas para cumprir o papel estratégicoproposto.

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