EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


AS TRANSFORMAÇÕES DO CONHECIMENTO NO PROCESSO DE INOVAÇÃO: O DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA FLEX FUEL NOS SISTEMISTAS BRASILEIROS


Informações

Código: EOR1461
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 02 - Conhecimento, Aprendizagem e Inovação

Autores

Wilian Gatti Junior, Abraham Sin Oih Yu

Resumo

Este artigo tem como objetivo caracterizar e entender a transformação do conhecimento apartir dos desafios que surgem em uma das mais complexas atividades empresariais: odesenvolvimento de novos produtos. Para isto, investiga o projeto de desenvolvimento datecnologia flex fuel no contexto brasileiro de três fornecedores de sistemas para a indústriaautomobilística (sistemistas), historicamente voltado à adaptação de tecnologias e não aodesenvolvimento. O projeto de desenvolvimento da tecnologia flex fuel reúne característicasque o diferencia da maioria de outros no setor no país, pois foi concebido fora do domínio dasmontadoras e representa uma experiência, talvez pioneira, que subsidiárias de sistemistas noBrasil tiveram no sentido de integrar competências direcionadas a um desenvolvimento (e nãosimples adaptação) de elevado grau de complexidade. Metodologicamente este artigo seapoiou em uma ampla pesquisa exploratória que possibilitou o entendimento de grande partedo contexto político, tecnológico e institucional que envolveu o lançamento do primeiro carrobicombustível do país e entrevistas realizadas para os três estudos de caso (Bosch, MagnetiMarelli e Delphi) reunindo mais de 11 horas de depoimentos. Os projetos foram divididos emtrês fases (pré-desenvolvimento, desenvolvimento e pós-desenvolvimento) e o conhecimentoclassificado de duas formas: tácito (presente na mente das pessoas) e explícito (conhecimentocodificado e registrado) que interagem para formar o conhecimento organizacional por meioda socialização, externalização, combinação e internalização. A pesquisa concluiu que asinterações entre os tipos de conhecimento ocorrem de modo distinto em cada uma das fasesdo projeto. No pré-desenvolvimento, a organização se utiliza mais do conhecimento tácito dosseus empregados (ex.: desenvolvimentos anteriores, interpretação dos sinais de mercado) paraconstruir o conceito de um novo produto. Na etapa seguinte, fase de desenvolvimento, umprojeto conduzido de modo formal (com aprovação e recursos destinados ao projeto) empregao conhecimento tácito, por meio da interação entre diferentes gerações de engenheiros eprincipalmente, o conhecimento explícito, com o registro das lições do desenvolvimento emrelatórios, arquivos e banco de dados. Já um projeto informal, se concentra na construção doconhecimento tácito. Na última fase do projeto, o pós-desenvolvimento, a organizaçãoaprende por meio da interação comercial com o mercado (conhecimento tácito) e peloaprendizado de campo, com as informações reportadas sobre o desempenho do seu produtoem condições reais de utilização (conhecimento explícito). Espera-se que este trabalho possacontribuir com novas perspectivas de estudos voltados a relação entre conhecimento einovação, sobretudo pela importância dos temas para o aumento da competitividade do país.

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