EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Influência do Nível Hierárquico na Gestão do Conhecimento Praticada em Empresas Atuantes na Indústria de Software no Brasil: Um Estudo com Gestores e Técnicos


Informações

Código: EOR426
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 02 - Conhecimento, Aprendizagem e Inovação

Autores

Marcos Antonio Gaspar, Denis Donaire, Márcio Shoiti Kuniyoshi, Leandro Campi Prearo, Edson Keyso de Miranda Kubo

Resumo

A gestão do conhecimento é um recurso que pode, se bem administrado, gerar diferenciaiscompetitivos de longo prazo às empresas. O presente estudo teve como objetivo verificar eapontar a influência do nível hierárquico do funcionário em relação à gestão do conhecimentopraticada na empresa. Para tanto, foi delineado um estudo descritivo de natureza quantitativaque teve como método de pesquisa o levantamento de informações junto à empresas atuantesna indústria de software no Brasil. Assim, foram aplicados questionários a 319 funcionáriosde 15 empresas de software de grande e médio portes, segregados entre gestores e técnicos.Os resultados indicam uma aderência entre as práticas de Gestão de Conhecimento dasempresas pesquisadas com a perspectiva da gestão estratégica de Mintzberg (1994), pois notasepor parte dos gestores a ênfase nas práticas voltadas à comunicação e compartilhamento depolíticas e objetivos com os técnicos, o que sugere uma tentativa de não separar a empresaentre pensamento (gestor) e ação (técnico), mas sim de integrá-los. As práticas de gestão deconhecimento permitem maior participação dos níveis hierárquicos da empresa na elaboraçãoe implementação da estratégia através do monitoramento e acompanhamento sistemático detodas as ações. Não obstante, os resultados da pesquisa indicaram diferenças significativassobre a gestão do conhecimento por parte de gestores e técnicos. Especificamente em relaçãoàs práticas de gestão do conhecimento, verificou-se que a cada três práticas, duas foramindicadas com maior grau de utilização por parte dos trabalhadores gestores do que dostécnicos. Já acerca das ferramentas de tecnologia da informação e comunicação voltadas àgestão do conhecimento, verificou-se que três em cada quatro ferramentas foram apontadascom maior intensidade de uso pelos gestores. Numa visão mais minuciosa, enquanto osgestores focam as práticas e ferramentas voltadas à comunicação, estratégia, políticas eaproveitamento das competências dos trabalhadores técnicos; os funcionários técnicosenfatizam as práticas da gestão do conhecimento voltadas à inovação e melhorias emprocessos (através de centro de inovações e propriedade intelectual) e utilizam as demaisaplicações de gestão de conhecimento em um nível de intensidade menor que os gestores.Essas diferenças indicam que os gestores parecem ser mais conscientizados e até mesmopreparados para explorar as vantagens que a gestão de conhecimento pode proporcionar àssuas funções de elaboração de estratégias, análises e tomada de decisão do que os técnicos emseus respectivos níveis hierárquicos. Essa ênfase à inovação por parte dos técnicos, emdetrimento às práticas voltadas à comunicação e compartilhamento de lições aprendidas emelhores práticas, sugere uma contradição e aponta a necessidade de maior empenho porparte da organização quanto à conscientização e preparo do nível técnico para melhor usufruirdos benefícios das práticas e ferramentas da gestão do conhecimento relacionadas às suasrespectivas funções operacionais.

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