EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Cooperação Interorganizacional e Novos Formatos Organizacionais: a Inclusão do Nível Interorganizacional no Continuum da Aprendizagem


Informações

Código: EOR417
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 02 - Conhecimento, Aprendizagem e Inovação

Autores

Anelise Rebelato Mozzato, Denize Grzybovski

Resumo

A crescente busca por diferentes formas de relacionamentos interorganizacionais vem seapresentando como estratégia viável para o enfrentamento de ambientes cada vez maisincertos (HUMAN; PROVAN, 1997). Estudos sobre diferentes formas de aglomeraçõesprodutivas tem conquistado maior importância na literatura gerencial, sendo cada vez maisdebatidas tanto em estudos nacionais como internacionais. Por conseguinte, a cooperaçãointerorganizacional tornou-se centro do debate na economia mundial, no que tange aodesenvolvimento sustentável, e nos estudos organizacionais, em especial sobre a proliferaçãode novas e diferentes configurações organizacionais (APL, clusters, redes, outras). Em taisconfigurações organizacionais, as relações estabelecidas entre os diferentes atores resultamem interação e aprendizagem, sobretudo, a learning-by-interacting (LUNDUALL, 1992) e acompreensão dos processos da aprendizagem interorganizacional (AIO) entre os diferentesatores torna-se tema relevante de investigação, sobretudo, dado o fato de que é um fenômenocomplexo e ainda em formação (INKPEN; TSANG, 2007). Ao longo dos últimos dez anos ofoco dos estudos a respeito da aprendizagem organizacional (AO) se deslocou daaprendizagem intraorganizacional para a aprendizagem multi e interorganizacional(ENGESTRO; KEROSUO, 2007). Por mais que a AIO suscite múltiplas questões epesquisas, a literatura, tanto nacional como internacional, ainda não apresenta um esquemaconceitual analítico para o entendimento da mesma como um nível no continuum daaprendizagem (individual, grupal, organizacional e interorganizacional). Dado o exposto,torna-se notória a ampliação do escopo de análise sobre AIO como um nível da aprendizagemorganizacional, já identificado por Crossan et al. (1995), mas não incluso no esquemaconceitual analítico (framework) proposto a partir dele por Crossan, Lane e White (1999).Com base nesse framework o presente ensaio teórico tem como objetivo apresentar umesquema conceitual analítico para a inclusão do nível interorganizacional no continuum daaprendizagem, legitimando o já nomeado por Crossan et al. (1995), Knight (2002) e Knight ePye (2005). Assim, na proposição deste framework para o entendimento da AIO como umprocesso dinâmico, explicita-se o quarto nível, o interorganizacional, e o quinto processo, acooperação. Seguindo a mesma linha de raciocínio, toma-se como base a tabela desenvolvidapor Crossan, Lane e White (1999) para a elaboração de outra tabela, na qual são inclusas ascategorias analíticas para o nível interorganizacional da aprendizagem no processo dasrelações interorganizacionais: capacidade absortiva, cultura e contexto, confiança e interação.Assim, a contribuição teórica deste estudo está em proporcionar o entendimento da AIO comonum continuum da aprendizagem, apresentando as categorias de análise para a realização deestudos nesta dimensão da aprendizagem. Ainda, entende-se que a pesquisa se reveste derelevância na medida em que contribui para o avanço do entendimento da AIO nas relaçõesinterorganizacionais.

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