Revisão Bibliométrica sobre Mudança Organizacional e Aprendizagem Gerencial em uma Organização Intensiva em Conhecimento
Informações
Código: EOR13
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 02 - Conhecimento, Aprendizagem e Inovação
Autores
Louise de Lira Roedel Botelho, Marcelo Macedo, Fernando Ostuni Gauthier, Marcia Adriana Tomaz Duarte
Resumo
A aprendizagem gerencial é uma área de pesquisa emergente no campo da teoria dasorganizações que investiga a maneira como os gerentes aprendem. Outro tema que ganha espaço nateoria organizacional refere-se ao processo de mudança nas organizações. As organizações estãoconstantemente mudando seus processos e métodos de gestão. Uma abordagem alternativa eamplamente individualizada do potencial de mudança faz com que os indivíduos aprendamconstantemente (ou deixem de aprender) com suas ações. Kaufman (1971) argumenta que a mudançaocorre por meio da rotatividade de pessoal. Em outras ocasiões, a mudança é literalmente forçada emuma organização pelo ambiente. A aprendizagem gerencial preocupa-se com o estudo de mecanismos emétodos que colaboram para a prática da gestão empresarial (MORAES, SILVA e CUNHA, 2004). Noentanto, a temática aprendizagem gerencial ainda é considerada um campo fértil para odesenvolvimento de estudos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é conhecer a evolução dosestudos sobre aprendizagem gerencial e mudança organizacional, visando identificar como esses doisconceitos se correlacionam, de modo a conhecer oportunidades para o desenvolvimento de novaspesquisas em uma empresa intensiva em conhecimento como a EMBRAPA Clima temperado. Estaempresa foi escolhida por cumprir critérios específicos, tais como: ser uma organização intensiva emconhecimento; ter passado por um processo de mudança; possuir um conjunto de gerentes ainda naativa da organização que lideraram o processo de mudança; e oferecer ao mercado conhecimentorazoavelmente sofisticado ou produtos (bens ou serviços) baseados no conhecimento (QUINCOZES,2010). Para tanto, utilizou-se como metodologia uma revisão bibliométrica em três bancos de dados:SCOPUS, Web of Science e Emerald, entre os anos de 2000 a 2010. O uso do método da revisãobibliométrica da literatura permitirá ao pesquisador aproximar-se da problemática que deseja apreciar,e traçar um panorama sobre a sua produção científica, para que se possa conhecer a evolução do temaao longo do tempo e, com isso, visualizar possíveis oportunidades de pesquisa envolvendo mudançaorganizacional e aprendizagem gerencial em uma organização intensiva em conhecimento. A buscapela compreensão da correlação entre os temas surge do interesse da autora deste artigo emdesenvolver sua tese de doutorado sobre a temática da aprendizagem gerencial numa organizaçãointensiva em conhecimento que passou por um processo de mudança. A Embrapa Clima Temperado foiescolhida como organização que sediará a pesquisa. Verificou-se que a correlação das temáticasrelacionadas à mudança organizacional e aprendizagem gerencial é um campo profícuo de estudos, eque há uma ascendência exponencial de pesquisas voltadas para o assunto. A literatura internacionalindica um crescente interesse de pesquisadores por tal área (BURGOYNE e REYNOLDS, 1997; FOX,1997). Assim, o diferencial deste trabalho reside na contribuição da revisão sistemática para as ciênciassociais, e para conhecer, através da literatura internacional, o campo de estudos proposto no artigo, queserá apresentado em trabalho futuro.
Abrir PDF