EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Variáveis que Influenciam no Desempenho Financeiro dos Egressos de Contabilidade: Um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Superior no Estado de Goiás


Informações

Código: CON3042
Divisão: CON - Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 07 - Contabilidade e Abordagens Comportamentais

Autores

Michele Rílany Rodrigues Machado, Lúcio de Souza Machado

Resumo

Nos últimos anos a estabilidade econômica e financeira do país fortaleceu e ampliou asopções para os profissionais da contabilidade. Pesquisa realizada pelo Conselho Federal deContabilidade demonstrou uma grande variabilidade na remuneração dos profissionais decontabilidade. As principais razões da diferença salarial existentes podem ser expressas à luzdas teorias econômicas que abordam, principalmente, o investimento em capital humano(Teoria do Capital Humano) e, o meio em que está inserido o trabalhador (Teoria daSegmentação), como fatores explicativos. Um dos teóricos do capital humano, Mincer,pesquisou a influência do nível educacional e idade na variável remuneração. Dessa forma, oobjetivo principal dessa pesquisa é identificar se o rendimento escolar, bem como algumasvariáveis socioeconômicas, influenciam no desempenho financeiro dos egressos no curso decontabilidade de uma instituição de ensino superior em Goiás. A presente pesquisa éclassificada quanto aos objetivos como descritiva; quanto aos procedimentos de pesquisacomo de levantamento ou survey e quanto à abordagem do problema como quantitativa. Foiefetuado um levantamento de dados entre os egressos do Curso de Ciências Contábeis de umaInstituição de Ensino Superior do Estado de Goiás formados de 2004 a 2009, aplicando aosdados um modelo econométrico, bem como testes estatísticos paramétricos e nãoparamétricos. Os resultados obtidos pela aplicação do modelo econométrico evidenciaram quea única variável explicativa individualmente significativa foi a experiência do egresso emciências contábeis, o que, para esta variável, corroborou com a pesquisa de Mincer (1974).Quanto ao rendimento escolar, ao ser aplicado como única variável explicativa, encontrou-seque variação na remuneração 6,6% correspondem ao rendimento escolar. Nos dadoscoletados, observou-se que a menor média do rendimento escolar foi de 66,63 e a maior de93,65, não representando uma grande variação, o que pode influenciar nos resultados obtidosdo modelo econométrico inicialmente aplicado. Os testes sobre médias identificaram que orendimento escolar pelo salário-hora são estatisticamente iguais evidenciando, de certa forma,a não significância individual desta variável no modelo econométrico utilizado. Ainda, quantotestes de médias, observou-se que as médias de salário-hora para os gêneros femininos emasculinos são estatisticamente diferentes, homens e mulheres possuem uma média salarialdiferente. A influencia detectada no modelo econométrico da experiência do egresso emcontabilidade pôde ser mais uma vez constatada, ao aplicar o teste de médias entre aquelesque trabalhavam antes do início do curso de graduação com aqueles que não trabalhavam.Observou-se, tanto pelo teste estatístico paramétrico como não paramétrico que a média dosalário-hora entre as duas situações são estatisticamente diferentes, sendo maior para aqueleegresso com maior tempo de atividade laboral.

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