EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Efeito Direto e Interativo do Período de Avaliação sobre Orientação Temporal dos Gestores


Informações

Código: CON2134
Divisão: CON - Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 07 - Contabilidade e Abordagens Comportamentais

Autores

Andson Braga de Aguiar, Fábio Frezatti

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar o efeito direto e interativo do período de avaliação sobreorientação temporal dos gestores, isto é o horizonte de tempo considerado pelos gestores entreo momento de alocação de recursos e o momento do impacto financeiro dessa alocação. Aliteratura contábil tem procurado explicar orientação temporal dos gestores em termos doefeito de fatores de incentivo associados aos sistemas de controle gerencial, em particular, oefeito de diferentes tipos de medidas de desempenho. Este estudo procura acrescentar a essaliteratura contábil, ao argumentar que é preciso também considerar o efeito de fatorescognitivos, isoladamente e em conjunto com os fatores de incentivo, para explicar orientaçãotemporal dos gestores. Dentre os fatores cognitivos associados aos sistemas de controlegerencial, destaca-se neste estudo o período de avaliação. Estudos em economia – aversãomíope à perda – têm sugerido que a maneira pela qual os indivíduos alocam recursos entrealternativas com diferentes perfis de risco depende do período de avaliação, isto é dafrequência com que são fornecidas informações de acompanhamento de desempenho. Aprincipal expectativa dessa perspectiva econômica é que o fornecimento de informações dedesempenho em curtos períodos de tempo, ou com maior frequência, induz os indivíduos aserem mais conservadores em suas escolhas. Evidências empíricas em contabilidade tambémtêm oferecido suporte para essa expectativa. Desse modo, este estudo fundamenta-se naliteratura contábil e na literatura econômica para elaborar hipóteses que prevêem o efeito doperíodo de avaliação sobre a orientação temporal dos gestores, tanto considerando seu efeitodireto quanto seu efeito interativo com o tipo de medida de desempenho. As seguinteshipóteses são examinadas: i) um período de avaliação mais de longo prazo afetapositivamente a orientação temporal dos gestores; e ii) o efeito positivo de um período deavaliação mais de longo prazo sobre orientação temporal dos gestores é maior no caso de umamaior importância atribuída a medidas não-financeiras do que a medidas financeiras dedesempenho. Para testar essas hipóteses, são coletados dados de uma amostra de gestores daárea comercial por meio da aplicação eletrônica de um questionário. Os dados sãoexaminados por meio de mínimos quadrados parciais (PLS). Os resultados sugerem que operíodo de avaliação não possui efeitos diretos sobre a orientação temporal dos gestores; noentanto, quando considerado sua interação com o tipo de medida de desempenho, osresultados indicam um efeito significante, isto é o efeito do período de avaliação sobreorientação temporal dos gestores depende do tipo de medida de desempenho. A principalimplicação desses resultados é que o uso de um período de avaliação de longo prazo emcombinação com um peso maior atribuído a medidas não-financeiras de desempenho nãoafetam positivamente a orientação temporal dos gestores; ao contrário, esse efeito positivoestá presente quando um período de avaliação de curto prazo está associado a uma menorimportância de medidas não-financeiras de desempenho.

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