Práticas de Corrupção e Mecanismos de Controle e Prevenção em Bancos Brasileiros: um Estudo sob a Perspectiva de Gerentes e Funcionários
Informações
Código: CON2931
Divisão: CON - Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 05 - Controladoria e Contabilidade Gerencial
Autores
Daniel Jardim Pardini, Yuri Richard da Silva Costa, Priscila de Jesus Papazissis Matuck, Antonio Dias Pereira Filho
Resumo
A corrupção é um tema pouco explorado na literatura de contabilidade, em especial no campoda controladoria. No que se refere às funções desta, a unidade administrativa é responsávelpor fornecer aos gestores os elementos necessários à proteção dos recursos do negócio(ANDERSON, 2004) e assegurar o gerenciamento dos riscos de maneira a possibilitar afidedignidade dos registros e informações (BRITO, 2000). As práticas corruptas seconstituem em atributos de ameaça à gestão dos riscos da organização por gerarem perdas ereflexos nos resultados. As repercussões da ausência de mecanismos para deter ou atenuar aação corrupta manifestam-se nas fraudes ocorridas em grandes corporações como Enron,Worldcom, Parmalat e Lehman Brothers e, no Brasil, com o Banco Panamericano, queproduziram pesados danos aos públicos envolvidos com essas organizações e ao mercado. Noâmbito organizacional, a controladoria, no seu papel central de suprir os gestores cominformações que otimizam processos de decisão estratégicos, poderia também exercer ocontrole por meio de ferramentas destinadas a monitorar o comportamento corrupto. Muitoem função de seu caráter oculto e subliminar, uma das características da corrupção é adificuldade de desvendá-la (PINTO et al., 2008; FILGUEIRAS, 2008). Assim, o desafio dogestor abrange não somente desocultar o ato corrupto como também criar meios para evitar oudiminuir a propagação no ambiente organizacional. No setor financeiro, a corrupção ganhamaiores dimensões pelo volume de numerários em circulação e as facilidades de acesso apráticas de desvios de conduta. O objetivo deste artigo é então identificar as principaispráticas de corrupção e os mecanismos de prevenção e combate às ações corruptas existentesem bancos brasileiros. Com este estudo pretende-se ampliar o conhecimento sobre aidentificação de ações corruptas e os meios de controle que podem evitar ou atenuar ocomportamento de condutas imorais destinadas a assegurar vantagens para o(s) agente(s)corruptor(es). São ainda incipientes os fundamentos teóricos que permeiam a relação entre aconcepção, os antecedentes, a identificação de práticas e estratégias de combate à corrupçãono ambiente organizacional. As pesquisas existentes tratam o tema corrupção de maneiraisolada, abordando seus aspectos éticos e comportamentais e os reflexos para a empresa(PINTO et al., 2008), suas repercussões de natureza legal e social (AVRITZER, 2008;BALLOUK FILHO e KUNTZ, 2008) e os tipos de fraudes nas organizações (SÁ e HOOG,2008), não abarcando as possíveis inter-relações entre a manifestação do fenômeno e ospossíveis mecanismos de controle para abrandá-los. O presente estudo, de naturezaexploratória, abrangeu técnicas qualitativas e quantitativas, que permitiram identificardiversas práticas corruptas em bancos brasileiros. Por meio da análise temática dosdepoimentos de 24 gerentes e funcionários das principais instituições financeiras do país, osresultados da pesquisa indicam que os mecanismos usados no combate às práticas corruptasno setor bancário não surtem os efeitos esperados para conter e reverter os danos financeirosprovocados por essas ações.
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