Formação de Preços de Serviços em um Escritório de Assessoria Contábil
Informações
Código: CON2033
Divisão: CON - Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 05 - Controladoria e Contabilidade Gerencial
Autores
Keila Viviane Tedesco, Rodrigo Silvio da Silveira
Resumo
As empresas buscam adotar estratégias gerenciais que as tornem competitivas no mercadoacirrado. Dentre tais estratégias encontra-se aquela que define os preços praticados pelaempresa. É comum a formação do preço de venda baseado somente no custo e aplicandosobre ele uma margem de lucro e tributação, sem considerar outros fatores que tambéminfluenciam o consumidor no momento de sua decisão, como por exemplo, os concorrentes eo mercado em que a empresa está inserida. Este estudo tem foco no problema de como formaro preço dos serviços em um escritório de assessoria contábil. Seu objetivo geral é aproposição de uma abordagem ampla para a formação de preço dos serviços em um escritóriode assessoria contábil. Sendo assim, é realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem doproblema de forma quanti-qualitativamente, por meio de um estudo de caso, através da coletade dados primários e secundários em um escritório de assessoria contábil. Para a construçãodo referencial teórico utilizou-se além da pesquisa em livros, teses, dissertações emonografias, um processo estruturado de pesquisa em artigos científicos, realizado na base dedados disponibilizada gratuitamente no portal da Capes. Na fundamentação teórica,primeiramente é apresentado o conceito de preço, para posteriormente relacioná-lo a demandae oferta. Em seguida são abordadas as informações de custos na formação do preço de venda,complementando com as estratégias de formação de preço baseadas na concorrência e nomercado. Foram identificados os principais métodos de formação de preço que as empresaspodem empregar. Com base no referencial teórico, houve subsídios para que fossemanalisados tais métodos e a partir desta análise definir qual melhor se enquadra na propostafeita à empresa. Com base em entrevistas com os gestores da empresa, percebeu-se que amesma não possuía um método de formação de preço definido. Para a definição do mark-up aser empregado na formação do preço, foi feita a análise dos custos dos serviços prestados,através do método de custeio RKW, atribuindo um percentual de 15% como retorno esperadopelos gestores da empresa. Sendo assim, os serviços prestados tiveram como resultado, custosapurados menores que os preços de venda praticados. Na análise de mercado foi apurado quea empresa tem o menor preço de venda para o serviço pesquisado entre as empresas queresponderam tal pergunta. Foi proposto, então, a adoção do método misto de formação dopreço de venda. Tal método, que envolve a análise dos custos, concorrentes e mercado em suaformação mostrou-se ser uma ferramenta estratégica eficaz para tal precificação, visto que,além dos custos, os gestores podem avaliar o preço baseado também na concorrência,comparando os preços praticados pela empresa com o de outras que ofereçam o mesmo nívelde qualidade, fazendo ajustes no preço quando necessário.
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