Mensuração Entrópica Informacional dos Indicadores Contábeis dos Estados Brasileiros no Período de 2001 a 2009
Informações
Código: CON275
Divisão: CON - Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 04 - Contabilidade Governamental e do Terceiro Setor
Autores
Paulo Sérgio Almeida dos Santos, Irani Rocha, Nelson Hein
Resumo
No atual contexto das transformações vivenciadas pelas organizações tanto privada comopública, a qualidade informacional é considerada um elemento necessário para o tomador dedecisão. Nesta perspectiva, este trabalho tem a seguinte indagação a ser respondida: Qual ograu de entropia informacional dos indicadores contábeis aplicados aos BalançosOrçamentários e Patrimoniais dos estados brasileiro no período de 2001 a 2009? Para talquestionamento, o objetivo deste estudo é identificar o grau de entropia informacional dosindicadores contábeis aplicados aos Balanços Orçamentários e Patrimoniais dos estadosbrasileiros no período de 2001 a 2009. No que tange a sustentação teórica utilizada, versou-seprimeiramente sobre a Teoria da Informação, em seguida a respeito da Entropia Informacionale por fim discutiu-se a Contabilidade Pública. Quanto ao delineamento metodológico estapesquisa é descritiva, documental e quantitativa. A população é composta pelos 26 estadosbrasileiros mais o Distrito Federal. Os dados foram obtidos junto ao Sistema de Coleta deDados Contábeis de Estados e Municípios (SISTN), da Secretaria do Tesouro Nacional(STN). Após a seleção de oito indicadores de análise de balanços públicos corroborados naliteratura específica, e ter-se utilizado da técnica da entropia para analisar, o grau de entropiainformacional dos mesmos. Os resultados apontaram que dentre, os indicadores, a técnica daentropia atribui maior peso de informação, aos indicadores patrimoniais, e menor peso aosindicadores orçamentários. Tais indicadores que obtiveram maiores pesos informacionais sãodevido ao motivo de os mesmos terem apresentado consideradas oscilações ao longo doperíodo. Ao contrário do ocorrido com os indicadores orçamentários, os quais demonstrampouca oscilação no mesmo período. Diante dos resultados apresentados conclui-se que o fatode a Lei Responsabilidade Fiscal (LRF) estabelecer o controle eficaz das receitas e dasdespesas públicas, os indicadores relativos à estrutura de ambas, tendem ter menos oscilaçõese consequentemente menor peso informacional, ou seja, não é trazida a baila pela entropia dainformação pelo fato de não chamarem muita atenção, visto que, LRF impõem aos gestores ototal equilíbrio entre receitas e despesas. Ao contrario, os indicadores relativos à estruturapatrimonial possuem grandes variações, supostamente por não haver atenção por parte dasnormas voltada às finanças públicas a respeito da estrutura patrimonial, a sim como oestabelecido para o aspecto orçamentário. Contudo, com harmonização da contabilidadepública brasileira ante as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público,possivelmente os resultados apresentados serão outros, pois tal convergência mudará oenfoque orçamentário da contabilidade pública brasileira para uma contabilidade de caráterespecificamente patrimonial. Por fim, ressalta-se a aplicação da técnica da entropiainformacional na avaliação da estrutura de receitas e despesas, bem como do patrimôniopúblico e também de indicadores socioeconômicos, os quais não foram objeto deste estudo,como importante ferramenta para a tomada de decisão dos gestores públicos.
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