Relação Liquidez-Rentabilidade em Empresas: Por Que o Sinal Não é Negativo?
Informações
Código: CON2716
Divisão: CON - Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 03 - Contabilidade Financeira
Autores
Senichiro Koshio, Wilson Toshiro Nakamura
Resumo
Este trabalho analisa a relação entre a liquidez e a rentabilidade em empresas não financeirasbrasileiras de capital aberto, listadas na BM&FBovespa, utilizando os dados de suasdemonstrações financeiras no período de 1994 a 2009. Os trabalhos anteriores sobre o assuntotêm apresentado divergências no sinal desta relação. Pela teoria de tradeoff, esta relação temsinal negativo, por se tratar de um “dilema” no qual o aumento na liquidez requer redução narentabilidade, e vice-versa. O sinal positivo nesta relação é fundamentado pela “influencia”positiva e mútua entre a liquidez e a rentabilidade. Os lucros gerados e acumulados aumentama liquidez e a disponibilidade de recursos para investimentos, que geram mais lucros. Arentabilidade aumenta a liquidez, e esta última, a primeira, em um ciclo virtuoso, no processode crescimento de empresas. Por outro lado, uma baixa rentabilidade não gera suficienteliquidez e autofinanciamento de investimentos, comprometendo o crescimento e arentabilidade futura, em um ciclo vicioso. Para mitigar o problema de causalidade reversa e deendogeneidade entre as variáveis utilizadas, as análises são realizadas aplicando os modelosde regressão de dados em painel dinâmico Difference GMM e System GMM. São testados osefeitos das diferenças entre as empresas em termos de investimentos em ativos permanentes,captação de recursos externos e regime de caixa (variação positiva ou negativa do caixa), emconjunto com o risco de mercado, mensurado pela volatilidade do índice Bovespa. Asevidências obtidas indicam que a análise da relação liquidez-rentabilidade é sensível àamostra utilizada e ao período de tempo considerado. A relação liquidez-rentabilidade não énecessariamente uma relação de sinal negativo, seguindo a teoria de tradeoff, e que o sinalpode ser positivo, dependendo do período de análise e das diferenças entre as empresas. Nosub-período 1994 a 2002, a relação é positiva; porém, no sub-período de 2003 a 2009, arelação é negativa, apesar do aumento da liquidez média e também da rentabilidade média,observado entre as empresas brasileiras nesse sub-período. No período total de 1994 a 2009, arelação é positiva, de uma forma consistente com a visão de que prevalece a “influência”positiva entre as duas variáveis a longo prazo. O risco de mercado reduz a liquidez nasempresas e este fenômeno pode ser explicado pela limitação de recursos e restrições decrédito no mercado financeiro. O efeito conjunto da rentabilidade e do risco de mercado sobrea liquidez é positivo na maioria de subgrupos de empresas. Estes resultados são tambémconsistentes com o fato de que as empresas com rentabilidades maiores têm melhorescondições de aumentar a liquidez por precaução do que as empresas com menoresrentabilidades nos momentos de crise.
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