EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Proposta para Avaliação e Validação do Social Disclosure dos Programas Sociais Externos


Informações

Código: CON762
Divisão: CON - Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 02 - Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental

Autores

Rodrigo de Souza Gonçalves, Otávio Ribeiro de Medeiros, Jorge Katsumi Niyama, Elionor Farah Jreige Weffort

Resumo

Este estudo tem por objetivo propor e validar um indicador que avalie e mensure o nível desocial disclosure em empresas brasileiras. Destaca-se que o social disclosure tem porcaracterística a apresentação de informações que contribuam para a compreensão dasaspirações empresariais para com a sociedade, abarcando as vertentes ambiental, empregados,comunidade e consumidores (GRAY; KOUHY; LAVERS, 1995). Já o índice de socialdisclosure tem por objetivo avaliar a informação de natureza social sob a vertente das açõesdiscricionárias empreendidas por empresas através de programas sociais na comunidade. Paratanto construiu-se, com base nos estudos de Ramanathan (1976), Haydel (1989) e Hammonde Miles (2004), o referido índice, composto por treze itens distribuídos nas dimensões –informações passadas, prospecções de ações futuras e acessibilidade. Com suporte na análisede conteúdo (BARDIN, 1977), foram elaboradas categorias teóricas que avaliam a qualidadeda informação, distribuídas em restrito, baixo, médio e amplo. Para validação do indicador oraproposto, foram realizadas as seguintes etapas: a) pré-teste; b) análise por especialistas, ambasas etapas com objetivo de certificar-se quanto à clareza e relevância dos itens que compõem oindicador; c) análise fatorial exploratória, com o objetivo de identificar as interrelações entreos itens; d) teste de Alfa de Cronbach, com o objetivo de identificar a consistência interna; ee) análise confirmatória por meio dos determinantes do social disclosure, com o objetivo devalidar o indicador ora proposto. Fizeram parte da amostra da pesquisa 83 empresasbrasileiras listadas na BM&FBOVESPA, que tiveram ao final de cada ano (2005 a 2009) umíndice de liquidez superior a 0,001 conforme obtido pelo sistema Economática®. Além disso,constituíram-se restrições para participação da amostra: fusões ou incorporações, ausência derelatórios ou ações sociais, término do exercício social diferente de dezembro e nãodisponibilização dos relatórios. Foram coletados e analisados os relatórios sociais do períodode 2005 a 2009. Os resultados encontrados a partir das etapas propostas para validação doindicador apontaram robustez em todas as etapas (validação de conteúdo por meio da análisede especialistas; Alfa de Cronbach superior a 0,8 em todos os anos e significância em cincodas seis variáveis apontadas como determinantes do social disclosure), permitindo suavalidação. Como principais contribuições deste estudo a) apresenta um indicador válido queavalia e mensura o nível de social disclosure e b) a constatação que as variáveis tamanho,setor, internacionalização, empresa de auditoria e adesão a fundos socialmente responsáveissão determinantes para o aumento do nível de social disclosure. Sugere-se para estudosfuturos a utilização do índice proposto com variáveis econômicas, identificando se o mesmocontribui na redução da assimetria informacional e dos custos de agência, bem como suaampliação com a inclusão de outros itens que possam avaliar a informação social quanto àprestação de contas em programas sociais externos.

Abrir PDF